Frizão perde para o América e está fora da Copa Rio

Tricolor precisava da vitória em Nova Friburgo para seguir na competição
quinta-feira, 02 de setembro de 2021
por Vinicius Gastin
Garotos do Friburguense lutaram bastante, mas não conseguiram reverter a desvantagem
Garotos do Friburguense lutaram bastante, mas não conseguiram reverter a desvantagem

O Friburguense precisava buscar o resultado. Repleto de garotos, de fato valentes e comprometidos, diante de um adversário mais experiente. E que poderia perder por um gol de diferença no estádio Eduardo Guinle. O Frizão foi valente, e depois de sair atrás do marcador, no primeiro tempo, buscou o empate na etapa final com o jovem João, estreante entre os profissionais. Nos últimos instantes da partida, aos 47, já com o Frizão atirado ao ataque, Vandinho fez o 2 a 1 e definiu o placar na tarde de quarta-feira, 1º.      

Sem a conquista do acesso na Série A2, apesar da ótima campanha, e com a eliminação nas oitavas de final da Copa Rio, o Friburguense encerra a temporada profissional em 2021. Eis o problema que se arrasta pelas últimas temporadas: a falta de calendário, dificultando a montagem de um planejamento, a manutenção de atividades e até mesmo a busca por apoio financeiro. A não ser por um fato novo ou mudança de calendário – com base nos últimos anos -, o Tricolor da Serra só deve voltar a disputar um jogo oficial em meados do primeiro semestre de 2022.

O jogo

Uma missão a altura da campanha feita pelos meninos da base do Friburguense na Série A2 do Campeonato Carioca da categoria. Reverter a desvantagem, vencendo por pelo menos dois gols de diferença para forçar as penalidades, não seria simples diante do experiente e tradicional América. Sem Neto, mas com Léo Assis, o Tricolor da Serra entrou em campo disposto a esticar um pouco mais o seu calendário de compromissos profissionais em 2021.

Logo no primeiro minuto, Mirral arriscou de muito longe, e indicou que o time comandado por Cadão tentaria, ao menos, ser mais efetivo e arisco na comparação com o jogo do Giulite Coutinho. Postado para contra atacar, o Mecão ameaçou duas vezes com Patrick: primeiro em bola cabeceada sem direção, no primeiro pau, após cobrança de escanteio, e depois com a bola dominada na grande área, sendo travado por Cristopher no momento do chute.

Apesar da postura correta para quem precisava marcar gols em Nova Friburgo, o Tricolor esbarrava no pecado dos erros no terço final do campo. Seja por ansiedade ou pela boa marcação do América, Lucas Sales e Allan não recebiam em condições ideais para finalizar. Nas duas melhores possibilidades até os 20 minutos, o impedimento acabou sendo assinalado. Em posição legal estava Lucão aos 24, para completar bola escorada pelo alto e abrir o marcador para os visitantes no Eduardo Guinle.

Enquanto a bola parada seguia como aposta de maior perigo a favor do América, que quase marcou o segundo a partir de uma falta aos 31 minutos, com a finalização de Naylhor, o Friburguense passou a explorar mais o lado direito e as subidas de Igor Gomes. A equipe rubra se posicionou bem na defesa, e conseguiu bloquear praticamente todas as tentativas do Tricolor até o intervalo. Aos 43, Ricardinho tentou duas vezes da entrada da área, em ambas, foi travado pela marcação.

Segundo tempo

Se o América promoveu duas alterações no intervalo, o Friburguense apostou na manutenção da equipe para buscar, no mínimo, três gols em 45 minutos. O panorama pouco mudou nos instantes iniciais: o time visitante, fechado, espetava alguns contra golpes vez ou outra, e era mais perigoso na bola parada. O Tricolor, por sua vez, não conseguia ser criativo o suficiente para ameaçar a meta de Luís Henrique. O goleiro rubro, de fato, era praticamente espectador desde o apito inicial.

O tempo foi passando, e o relógio, adversário a mais do Friburguense no confronto, foi implacável. Obviamente, é preciso elogiar a luta e valentia dos garotos da base. O empate foi conquistado aos 34 minutos com o gol de João, tocando na saída de Luís Henrique. Vandinho, aos 47 minutos, já com o Frizão atirado ao ataque em busca da virada, fez o gol da vitória visitante. Há futuro sim, e boas possibilidades de buscar o retorno à Série A1 do Campeonato Carioca na próxima temporada.

Demais confrontos

Na última quarta-feira, 1º, a bola rolou para cinco confrontos de volta das oitavas de final da Copa Rio. Além do América, Maricá, Madureira, Pérolas Negras e Macaé garantiram a classificação das quartas de final da competição. No domingo, 5, Resende x Campo Grande se enfrentam e, na próxima semana, as oitavas de final serão fechadas, com as partidas de volta entre Volta Redonda x Sampaio Corrêa e Boavista x Americano. Deste último duelo sairá o adversário do América.

 

 

Ficha Técnica

Friburguense 1 x 2 América

Copa Rio 2021

Oitavas de final - Jogo de Volta

01/09/2021- 15h

Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ

Árbitro: Pedro Goulart Martins

Assistentes: Thais Fonseca e Dyego Giannini Ram

 

Friburguense: Afonso, Igor Gomes, Jhonata, Cris e Barrozo; Murilo, Mirral (João), Léo Assis e Ricardinho; Lucas Sales e Alan.

Técnico: Cadão

América: Luis Henrique, Knupp, Lucão, Naylhor (Admilton) e Marquinho; Caio (Paulo Henrique), Anderson Künzel (Teteu), Agú e Diego (Geovane); Jones Carioca e Patrick (Wandinho).

Técnico: Josué Teixeira

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol