Frizão faz grande jogo e vence o Gonçalense no Eduardo Guinle

Gol de pênalti de Léo Reis, no início da etapa final, deu tranquilidade à equipe
terça-feira, 15 de junho de 2021
por Vinicius Gastin
Jogadores do Friburguense comemoram a primeira vitória: equipe superou ansiedade e aproveitou chances
Jogadores do Friburguense comemoram a primeira vitória: equipe superou ansiedade e aproveitou chances

        A evolução esperada pela equipe e a torcida começa a ser observada no Friburguense. E transformada em resultado. Depois de uma estreia razoável, comprometida por alguns erros capitais em Cabo Frio, o Tricolor da Serra conseguiu superar a ansiedade dos minutos iniciais, fazer os gols, jogar um bom futebol – sobretudo no segundo tempo - e vencer o primeiro jogo pelo Campeonato Carioca da Série A2. O adversário foi o Gonçalense, em duelo realizado na tarde do último sábado, 12, no Eduardo Guinle. Neto, Léo Reis e Ricardinho anotaram os gols da consistente vitória por 3 a 1.

        O Friburguense volta a campo nesta quarta-feira, 16, e faz a viagem mais longa prevista para a competição. O Tricolor vai até Cardoso Moreira para enfrentar o Americano, em partida que acontece às 15h, no Ferreirão. Com os resultados da rodada, o time dirigido por Cadão entra de vez na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Santos Dumont, e o duelo com o Cano pode ser chave. Logo depois, o Frizão terá duas partidas seguidas em casa para fechar a fase classificatória, contra Duque de Caxias e Artsul.

O jogo

        Na avaliação de dirigentes e comissão técnica, o Friburguense fez uma boa apresentação no jogo de estreia. De fato, a equipe marcou bem a Cabofriense, manteve as ações controladas em boa parte do jogo e teve apenas um período instável, logo depois do gol de empate do adversário. Além, obviamente, das chances desperdiçadas no ataque e dos dois lances capitais, em especial o último, descuidos que impediram o Frizão de voltar de Cabo Frio com ao menos um ponto na bagagem. Por conta dessa análise, Cadão manteve a mesma formação diante do Gonçalense.

        O adversário, por sua vez, era uma das maiores incógnitas antes do início da Série A2 Estadual. Eram poucas as informações sobre preparação, capacidade de investimento e escolhas. Mas o time de São Gonçalo surpreendeu, trouxe jogadores experientes, à exemplo do zagueiro Pessanha e do atacante Felipe Araújo, e o conhecido técnico Mário Júnior. Este, porém, durou apenas um jogo, e acabou substituído por Luciano Quadros, treinador com passagens recentes pelo Americano, por exemplo.

        O elenco montado pelo Friburguense para a disputa da A2 oferece margem para crescimento. O fato de não ter feito nenhum amistoso antes do início da competição – por conta do pouco tempo de preparação e das dificuldades impostas pela pandemia – dificulta um pouco o encaixe, mas o time dá sinais de que o processo pode ser encurtado. De Cabo Frio para Nova Friburgo, em apenas uma semana, a evolução foi visível.

        “Nos dois jogos a equipe conseguiu mostrar um bom futebol, jogar bem. Vencemos nos dois primeiros tempos das partidas, só que contra a Cabofriense nós tomamos um gol logo no começo da etapa final. Depois, não conseguimos segurar a pressão e continuar jogando, baixamos um pouco as linhas. Contra o Gonçalense, continuamos com a mesma pegada do primeiro tempo e, consequentemente, saíram os gols. O segredo foi esse, o de continuar na mesma intensidade e pegada, porque tecnicamente o nosso time é muito bom”, avalia o atacante Jhonatan Marino.

        A análise casa com o que foi observado nos dois compromissos do Friburguense. Em casa, diante do Gonçalense, a intensidade foi mantida e acompanhada de bom repertório ofensivo. No primeiro gol, por exemplo, o Tricolor explorou os espaços deixados pelo lado esquerdo do time visitante. A cobrança rápida de falta encontrou Murillo, que fez bela jogada pela direita e encontrou Neto do outro lado, para emendar e abrir o marcador. O gol deu tranqüilidade a um time que ainda pecava pela ansiedade nos 25 minutos iniciais.

        Naturalmente, a equipe de São Gonçalo saiu um pouco mais para o jogo na etapa final, e ofereceu os espaços para os contra ataques. Desta vez, o Tricolor foi letal: Ricardinho foi acionado e derrubado na grande área. Pênalti cobrado e convertido por Léo Reis. A bola parada voltou a fazer diferença na cobrança de falta de Ricardinho. A bola foi em direção à meta, e sem desvios, encontrou o fundo das redes. Os visitantes ainda descontariam, mas sem ameaçar a conquista dos três pontos pelo Frizão, dono jogo na etapa final.

Ficha Técnica

Friburguense 3 x 1 Gonçalense

Campeonato Carioca Série A2 2021

Taça Santos Dumont – 1º Turno

2ª rodada

12/06/2021- 15h

Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ

Árbitro: Daniel Wilson de Castro

Assistentes: Ivan Araújo e Adolfo da Silva

 

Friburguense: Afonso; Murillo, Cristopher, Jhonata e Neto; Luiz Felipe, Damião, Ricardinho e Léo Assis; Jhonatan e Léo Reis.

Técnico: Cadão

 

Gonçalense: Victor Hugo, Dudu, Pessanha, Rodrigão e Alan; Blendon, Magé e Jonnes; André Silva, Lucas Sibito e Felipe Araújo.

Técnico: Luciano Quadros

 

 

BOX 2:

Resultados da 2ª rodada:

Americano 2 x 0 Cabofriense, Antônio Medeiros

Friburguense 3 x 1 Gonçalense, Eduardo Guinle

Maricá 1 x 0 América, Alzirão

Audax Rio 6 x 0 Macaé, Luso-Brasileiro

Angra dos Reis 0 x 2 Sampaio Corrêa, Jair Toscano

Artsul 1 x 1 Duque de Caxias, Nivaldo Pereira

 

Classificação – Grupo A:

1º – Americano, 4 pts

2º – Artsul, 4 pts

3º – Friburguense, 3 pts

4º – Cabofriense, 3 pts

5º – Duque de Caxias, 2 pts

6º - Gonçalense, 0 pt

 

Classificação – Grupo B:

1º – Audax, 4 pts

2º – Sampaio Corrêa, 4 pts

3º – Maricá, 4 pts

4º – América, 1 pt

5º – Angra dos Reis, 1 pt

6º - Macaé, 1 pt

 

3ª rodada:

Próximo sábado, 16, às 15h

Americano x Friburguense, Antônio Medeiros

Cabofriense x Artsul, Correão

Duque de Caxias x Gonçalense, Marrentão

América x Audax Rio, Giulite Coutinho

Macaé x Sampaio Corrêa, Marrentão

Maricá x Angra dos Reis, Alzirão

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol