Foram 45 minutos praticamente impecáveis do Friburguense no Laranjão. A ponto de marcar duas vezes, comandar as ações e ser pouco ameaçado pelo Nova Iguaçu. Na etapa final, após o gol do adversário aos 38 minutos, o receio pela repetição da história do jogo anterior chegou a rondar o campo, mas com coração e um sistema defensivo forte, o Tricolor da Serra segurou a vitória. Os gols de Raniel e Jorge Luiz, ambos no primeiro tempo, selaram o triunfo por 2 a 1 na tarde do último sábado, 25, e levaram a equipe comanda por Cadão aos quatro pontos no Grupo X.
O Friburguense divide a liderança com o América, sendo superado apenas no saldo de gols (o time rubro bateu o Americano por 4 a 0). Sem rodada no próximo fim de semana, o Tricolor volta a campo apenas no dia 5 de fevereiro, uma quarta-feira, quando recebe o Americano, às 15h, no Eduardo Guinle. Agora mais aliviado e respaldado por uma grande vitória na Baixada Fluminense.
O jogo
A cobrança por mais concentração durante a semana de treinos parece ter surtido efeito. Ao repetir a escalação do Friburguense, o técnico Cadão deu clara demonstração de que não havia muito o que mudar em termos técnicos ou táticos. A questão era entender as nuances do jogo, ser mais eficiente para matar o jogo quando tivesse oportunidades e, principalmente, reduzir os erros e desatenções na parte defensiva.
Havia algumas nuvens pretas no céu de Nova Iguaçu, anunciando uma chuva que, durante a partida, não chegou. O clima quente predominou fora e dentro de campo, e se a equipe da Baixada Fluminense procurou realizar jogadas rápidas pelas pontas, a defesa do Friburguense se mostrou bem postada desde o início, proporcionando ao meio-campo a oportunidade de ditar o ritmo da partida.
Logo aos seis minutos, Jeffinho, de longe, colocou o goleiro Zé Carlos para trabalhar. Minutos depois, aos nove, o zagueiro Raniel aproveitou a sobra de bola na entrada da área e bateu colocado com categoria. Um belo gol no Laranjão, aplicando inclusive a "Lei do Ex", já que foi revelado no time laranja.
Em desvantagem, o Nova Iguaçu tentou ser mais efetivo no ataque, mas esbarrou no sistema defensivo tricolor. De fato, o goleiro Afonso trabalhou apenas aos 29 minutos, quando Bruno Santos recebeu em velocidade, avançou, cortou para o meio da área e bateu para a defesa segura do camisa um.
Seguindo o planejamento de ser mais efetivo no ataque, o Friburguense chegou ao segundo gol aos 42 minutos, quando Raniel avançou pelo lado direito e cruzou. Jorge Luiz voltou a mostrar a pontaria afiada ao bater forte e acertar belo chute. A bola ainda explodiu no travessão antes de quicar dentro do gol.
Segundo tempo
À exemplo do que aconteceu no primeiro tempo, o Nova Iguaçu tentou pressionar nos minutos iniciais da etapa final, até mesmo pelo fato da desvantagem de dois gols. O Friburguense manteve a boa postura defensiva, e nos contra-ataques, buscava as jogadas para tentar definir o confronto.
Aos oito minutos Lucas foi acionado pelo lado esquerdo e bateu cruzado para a boa defesa de Zé Carlos. Do outro lado, Toshyia também era opção de saída rápida e desafogo em meio as tentativas do time da casa.
Com o passar do tempo, o Nova Iguaçu se arriscou mais no ataque, e o técnico Hermes Júnior intensificou a busca pelo primeiro gol ao promover algumas alterações. Aos 24 minutos, Bruno Santos, mais uma vez, foi lançado na área pelo lado esquerdo, mas não finalizou como gostaria e a bola passou relativamente longe da trave de Afonso. A pressão fez efeito aos 38 minutos, quando Jeferson Paulista chutou de fora da área e acertou o alvo diminuindo o marcador.
Após ter aberto boa vantagem e permitir ao adversário marcar o primeiro gol, o Friburguense temeu pela repetição do filme que o assombrou na semana anterior. A torcida incentivava o Nova Iguaçu no Laranjão, enquanto o Tricolor da Serra era bravo na defesa. Gabriel Galhardo tentou de longe, mas Afonso fez a defesa.
Depois foi a vez de Fábio Henrique, que recebeu na entrada da área e bateu por cima. Aos 48 minutos, Paulo Henrique chutou e a bola pegou efeito, mas Afonso conseguiu se recuperar e espalmar. Uma vitória com a cara do Frizão: sofrida até o último minuto, suada, mas bastante valiosa.
Ficha Técnica
Nova Iguaçu 1 x 2 Friburguense
Campeonato Carioca Série A 2020
Grupo X – 2ª rodada
25/01/2020 - 15h
Estádio Jânio Moraes, Nova Iguaçu-RJ
Árbitro: Yuri Elino da Cruz
Assistentes: Rafael Rosa e Thayse Fonseca
Nova Iguaçu: Zé Carlos; Digão, Gilberto, Raphael Neuhaus, Iago Soares; Filipe Silva (Fábio Henrique), Paulo Henrique, Gabriel Galhardo, Dieguinho (Canela); Fabinho Ayres e Bruno Santos (Jeferson Paulista).
Técnico: Hermes Júnior
Friburguense: Afonso; Raniel, Bruno Leal, Magrão; Diogo, Jeffinho, Lucas, Ricardo, Jorge Luiz; Toshiya (Mancini) e Dedé (Jhonathan; depois, Estevão).
Técnico: Cadão
Resultados da 2ª rodada - Grupo X
Nova Iguaçu 1 x 2 Friburguense, Laranjão
America 4 x 0 Americano, Giulite Coutinho
3ª rodada - Grupo X
05/fev - Qua - 15h
Friburguense x Americano, Eduardo Guinle
América x Nova Iguaçu, Giulite Coutinho
Classificação
1º- América, 4 pts
2º- Friburguense, 4 pts
3º- Americano, 1 pt
4º- Nova Iguaçu, 1 pt
Tabela do Frizão
Friburguense 2 x 2 América, Eduardo Guinle
Nova Iguaçu 1 x 2 Friburguense, Laranjão
05/fev - Qua - 15h - Friburguense x Americano, Eduardo Guinle
08/fev - Sáb - 15h - América x Friburguense, Giulite Coutinho
15/fev - Sáb - 15h - Friburguense x Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
19/fev - Qua - 15h - Americano x Friburguense, Antonio Medeiros
Deixe o seu comentário