O trabalho de anos é coroado a cada etapa vencida e degrau alcançado. Após mais uma grande campanha no Campeonato Brasileiro Master, o Friburgo Vôlei carimbou o passaporte para a Superliga da categoria em 2024. A equipe friburguense conseguiu avançar até as quartas de final, com a campanha de três vitórias e duas derrotas em cinco partidas disputadas.
“Obrigado aos nossos apoiadores por acreditarem e incentivarem o nosso esporte. Elevamos o nome de nossa cidade a nível nacional mais uma vez. E que venha a Superliga”, celebrou a equipe, em postagem nas redes sociais.
O Friburgo Vôlei Master voltou a competir no Campeonato Brasileiro da categoria, realizado em Saquarema, no ano passado. E nesta participação anterior foi alcançado o, até então, histórico 7° lugar, superando o desempenho na edição anterior, de 2019, antes da pandemia, quando chegou pela primeira vez às oitavas de final e terminou na oitava colocação.
Depois da paralisação devido à pandemia, a equipe voltou a competir na Rota Sudeste, promovida em Guarapari-ES. A competição conta com um número reduzido de equipes, sendo oito em cada categoria. Na ocasião, o time friburguense ficou em quarto lugar, disputando o torneio em uma categoria abaixo da equipe, 35+, pelo fato de as vagas terem se esgotado.
O Friburgo Vôlei Master é formado por vários atletas que, há anos, participam de competições de alto nível e continuam escrevendo páginas da bela história que começou a ser escrita há algumas décadas, numa modalidade de tradição em Nova Friburgo.
O Campeonato Brasileiro de Voleibol Master, instituído pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), é organizado pela Unidade de Competições de Quadra, em parceria com a Federação de Voleibol Master do Rio de Janeiro (FVMR). O torneio foi disputado por equipes masculinas e femininas, de acordo com as regras oficiais da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) em vigor, com algumas exceções.
Dentre elas, a permissão de até 12 substituições por set, e a altura da rede diferente da oficial, nas categorias 55+, 59+ e 63+ (no masculino de 2,38m), e nas categorias 50+, 55+, 59+, 63+, 67+ e 70+ (no feminino, de 2,20m). As adaptações permitem o melhor desempenho dos atletas, em acordo com as limitações decorrentes das idades mais avançadas.
A Superliga
Para estimular ainda mais a prática do esporte pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anuncia a criação da Superliga Master, que será disputada a partir da próxima temporada. A competição reunirá equipes masculinas e femininas das categorias +40, +45 e +50. Para a primeira edição, o classificatório foi exatamente o Vôlei Master deste ano. Os oito primeiros colocados de cada categoria garantiram vaga na Superliga Master de 2024. Data e local da primeira edição da Superliga Master serão anunciados em breve.
“O Vôlei Master, realizado anualmente no nosso Centro de Treinamento, de Saquarema, é um sucesso. A criação da Superliga Master é um reflexo desse interesse e do aumento do número de praticantes de voleibol com mais de 40 anos. As equipes master que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio com toda a estrutura. O projeto une a paixão dos brasileiros pelo voleibol e o incentivo à prática esportiva e a um estilo de vida saudável”, explica Radamés Lattari, presidente da CBV.
Para organizar o evento, a CBV criou um núcleo voltado para o vôlei master, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins).
“O movimento do vôlei master é enorme no Brasil e reúne milhares de apaixonados pelo esporte. Com a criação da Superliga Master, a CBV reconhece a importância desse público e amplia as oportunidades para a prática do esporte”, diz Rodrigo Delmasso, diretor de Vôlei Master da CBV.
Deixe o seu comentário