Friburgo vai imunizar doentes crônicos e obesos a partir de segunda

Prefeitura também anuncia a aplicação da segunda dose para idosos de 63 e 64 anos
sexta-feira, 14 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo prossegue a partir desta segunda-feira, 19, a vacinação contra a Covid-19. A campanha chega a uma nova etapa com a aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca em pessoas com obesidade mórbida, ou seja, com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 e idade entre 18 e 59 anos. Também serão vacinados nesta fase doentes crônicos entre 54 e 59 anos. A imunização acontece nesta segunda-feira, 17, e na terça-feira, 18, das 9h às 15h, nos ginásios esportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; na 5ª Igreja Batista, em São Geraldo; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria e no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. 

Somente nesta segunda, 17, a vacinação para este público também acontecerá das 9h às 12h, nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) em  Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova e Olaria (I, II, III). Já na terça, 18, também das 9h às 12h, as doses serão aplicadas nas ESFs de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury e Rio Bonito.

No ato da vacinação, as pessoas com obesidade deverão apresentar documento de comprovação do IMC superior a 40. Já os doentes crônicos precisarão apresentar original e cópia de documento comprovando a existência das doenças crônicas previstas, como receita médica, declaração ou laudo de profissional médico que atesta a existência da comorbidade referida(s). A cópia será retida na unidade de saúde.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) relaciona as seguintes comorbidades para vacinação contra Covid-19: diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar, asma grave, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale, hipertensão pulmonar, hipertensão arterial grave, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, câncer, imunossuprimidos, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, obesidade mórbida e síndrome de Down.

Nesta sexta-feira, 14, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou o recebimento do Ministério da Saúde de 238.950 doses de vacina contra Covid-19. Serão distribuídas aos municípios fluminenses 54.750 doses de Oxford/AstraZeneca e 184.200 da CoronaVac (para aplicação da segunda dose). Até o fechamento desta edição, a Secretaria estadual de Saúde ainda não havia informado quantas doses desta nova remessa seriam enviadas para Nova Friburgo.  

Imunização de idosos com 63 e 64 anos

A Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a segunda dose da vacina Coronavac para idosos de 63 e 64 anos na próxima quarta-feira, 19, e quinta, 20, sempre das 9h às 12h, nas Estratégias de Saúde da Família espalhadas por diversos pontos da cidade.

Na quarta-feira, dia 19, as seguintes Estratégias de Saúde da Família farão a aplicação da vacina: Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova e Olaria (I, II, III). Na quinta-feira, dia 20, será a vez das ESF de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha e Mury. Nos dias 19 e 20, haverá ainda vacinação na ESF/ UBS São Geraldo (5ª Igreja Batista), das 9h às 12h. 

É necessário apresentar cartão de comprovação da primeira dose, carteira de identidade, comprovante de residência, carteira nacional de saúde (cartão SUS) e CPF.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: