Friburgo pode ter hoje mais de cinco mil infectados reais por Covid-19

Dos mais de 10 mil casos registrados desde o início da pandemia, é preciso subtrair óbitos e pacientes recuperados
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Movimento nas ruas da cidade em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas da cidade em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)

 

Durante toda a pandemia, a Prefeitura de Nova Friburgo tem divulgado boletins com números atualizados do total de pacientes acometidos pela Covid-19. Tendo como base esses dados, é possível estimar quantas pessoas estão, de fato, infectadas atualmente no município. Segundo a prefeitura, até a noite desta quarta-feira, 24, por exemplo, Nova Friburgo, por exemplo, registrou 10.135 casos confirmados e 301 mortes pelo vírus. No entanto, subtraindo-se os óbitos e o número de pacientes curados, pode-se afirmar que o número de pessoas que estão realmente com o vírus em Nova Friburgo é 5.274.

É importante frisar que esse número tem como base as informações divulgadas pela prefeitura que reconhece o não acompanhamento de todos os casos positivos, uma vez que muitas pessoas se recuperam da Covid-19 em casa. Em diversas oportunidades o município informou também que conta com a compreensão dos pacientes positivados para que evitem circular em ambientes públicos, façam o isolamento social e tomem os devidos cuidados para não transmitir o vírus, apesar de também reconhecer que não há como fiscalizar todas essas pessoas.

Chegada a mais de 300 mortos aproxima Friburgo de previsão preocupante

Em oito meses da pandemia, Nova Friburgo somou 200 mortes pelo coronavírus e em apenas dois meses, foram praticamente mais cem mortes. Em abril de 2020, um mês após ser decretada a pandemia, membros da prefeitura participaram de uma reunião do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ). Após a reunião com membros da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dentre os assuntos discutidos, foram apresentados em gráficos um prognóstico do avanço da doença nas regiões fluminenses.

Segundo o ex-secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, Marcelo Braune, o então secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, informou que havia, naquela ocasião, uma estimativa de quase duas mil mortes por Covid-19 na Região Serrana, sendo cerca de 400 somente em Nova Friburgo. Esta estimativa é quase o número oficial de mortos registrado na tragédia climática de 2011, que contabilizou 442 vítimas fatais – dados por muitos questionados.

Na época, o anúncio da perspectiva do número de mortos pela Covid-19 em Nova Friburgo trouxe ao mesmo tempo perplexidade, temor e desconfiança. No entanto, diante do avanço da doença no município, do aumento considerável de mortes e da incerteza de quanto tempo mais deve durar a pandemia no país, o dado agora é visto como próximo a uma realidade.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra