Friburgo ganha circuito turístico rural em Três Picos

Lei municipal vai estimular desenvolvimento do entorno do parque
terça-feira, 08 de janeiro de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Os Três  Picos, em Salinas (Arquivo AVS)
Os Três Picos, em Salinas (Arquivo AVS)

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, sancionou a lei municipal que cria o Circuito Turístico Rural Três Picos. Segundo o governo, a medida vai potencializar o que há mais atrativo na região de Conquista, no distrito de Campo do Coelho, conhecida por suas belezas naturais em meio à Mata Atlântica preservada do Parque Estadual do Três Picos.

Instituído pela lei 4660/2018, o circuito tem aproximadamente 47 quilômetros: inicia à esquerda do Km 9 da RJ-130 (Nova Friburgo - Teresópolis), no Córrego Dantas, onde começa a Estrada Floresta Mendes, e termina na Rua Friburgo, no Cascatinha. O novo circuito abrange também as localidades de Altos de Salinas, Salinas, Patrocínio, Centenário, Santa Cruz, Jaborandi, Baixada de Salinas e São Lourenço.

“O circuito foi criado para divulgar as belezas naturais da região e gerar emprego e renda para os agricultores e familiares, uma vez que as próprias propriedades e lavouras poderão se tornar atrativos turísticos”, comentou o secretário municipal de Turismo, Pablo Sprei. A ideia, de acordo com ele, é desenvolver trilhas para percurso de bicicletas e circuitos de caminhadas ecológicas em trechos específicos. “O projeto prevê a sinalização dos acessos, informando rotas, pontos de interesse turístico, pousadas e restaurantes do circuito”, detalhou Sprei.

Esse é o primeiro circuito turístico rural instituído por lei na cidade, segundo o governo. O reconhecimento legislativo da iniciativa regula políticas públicas, estabelecendo um cronograma físico e financeiro, bem como dotação orçamentária para o custeio do projeto. A Secretaria Municipal de Turismo tem orçamento previsto de R$ 3,7 milhões este ano (aumento de 24% em relação a 2018).

Além do novo Circuito Turístico Rural - Três Picos, existem outros cinco em Nova Friburgo. O mais famoso, o Terê-Fri, liga as cidade de Teresópolis e Friburgo através da RJ-130, passando por Campo do Coelho também. Há ainda o Circuito de Moda Íntima de Olaria, o Circuito de Moda Íntima da Ponte da Saudade, o Circuito Rural de Amparo e o Circuito de Agroturismo Altos da Serramar, em São Pedro da Serra.

De acordo com o governo, esses cinco circuitos turísticos que já existiam na cidade antes do rural de Três Picos foram constituídos por meio do trabalho conjunto dos empresários de cada região envolvida, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo e ainda do Sebrae, que oferece capacitação para empresários e profissionais do setor.

 

LEIA MAIS

Concessionária inicia esquema especial de atendimento aos usuários nesta sexta

Acesso à trilha de montanha mais famosa de Nova Friburgo estaria abandonado desde o início do mês

Workshop reúne mais de 200 agências de viagens, guias de turismo e empresas do setor

Publicidade
TAGS: Turismo