Friburgo ganha circuito turístico rural em Três Picos

Lei municipal vai estimular desenvolvimento do entorno do parque
terça-feira, 08 de janeiro de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Os Três  Picos, em Salinas (Arquivo AVS)
Os Três Picos, em Salinas (Arquivo AVS)

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, sancionou a lei municipal que cria o Circuito Turístico Rural Três Picos. Segundo o governo, a medida vai potencializar o que há mais atrativo na região de Conquista, no distrito de Campo do Coelho, conhecida por suas belezas naturais em meio à Mata Atlântica preservada do Parque Estadual do Três Picos.

Instituído pela lei 4660/2018, o circuito tem aproximadamente 47 quilômetros: inicia à esquerda do Km 9 da RJ-130 (Nova Friburgo - Teresópolis), no Córrego Dantas, onde começa a Estrada Floresta Mendes, e termina na Rua Friburgo, no Cascatinha. O novo circuito abrange também as localidades de Altos de Salinas, Salinas, Patrocínio, Centenário, Santa Cruz, Jaborandi, Baixada de Salinas e São Lourenço.

“O circuito foi criado para divulgar as belezas naturais da região e gerar emprego e renda para os agricultores e familiares, uma vez que as próprias propriedades e lavouras poderão se tornar atrativos turísticos”, comentou o secretário municipal de Turismo, Pablo Sprei. A ideia, de acordo com ele, é desenvolver trilhas para percurso de bicicletas e circuitos de caminhadas ecológicas em trechos específicos. “O projeto prevê a sinalização dos acessos, informando rotas, pontos de interesse turístico, pousadas e restaurantes do circuito”, detalhou Sprei.

Esse é o primeiro circuito turístico rural instituído por lei na cidade, segundo o governo. O reconhecimento legislativo da iniciativa regula políticas públicas, estabelecendo um cronograma físico e financeiro, bem como dotação orçamentária para o custeio do projeto. A Secretaria Municipal de Turismo tem orçamento previsto de R$ 3,7 milhões este ano (aumento de 24% em relação a 2018).

Além do novo Circuito Turístico Rural - Três Picos, existem outros cinco em Nova Friburgo. O mais famoso, o Terê-Fri, liga as cidade de Teresópolis e Friburgo através da RJ-130, passando por Campo do Coelho também. Há ainda o Circuito de Moda Íntima de Olaria, o Circuito de Moda Íntima da Ponte da Saudade, o Circuito Rural de Amparo e o Circuito de Agroturismo Altos da Serramar, em São Pedro da Serra.

De acordo com o governo, esses cinco circuitos turísticos que já existiam na cidade antes do rural de Três Picos foram constituídos por meio do trabalho conjunto dos empresários de cada região envolvida, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo e ainda do Sebrae, que oferece capacitação para empresários e profissionais do setor.

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo