A camerata da Banda Euterpe Friburguense, a cantora Tatila Krau com o músico Yann Almeida e o violinista Isaac Cainã foram as atrações musicais do evento de apresentação do Festival Sesc de Inverno na noite da última sexta-feira, 8, no teatro do Nova Friburgo Country Clube, que encantaram o público e deram uma prévia da intensa programação que animará a cidade durante 15 dias neste mês de julho.
Na recepção aos convidados, a diversão ficou por conta da Cia. Arteira e do multiartista Dalmo Latini, com números de dança e circo. Em sua 20ª edição, o maior festival multilinguagem do país ocorrerá do dia 15 ao dia 31 e reunirá música, teatro, literatura, cinema e artes visuais no próprio clube, na unidade do Sesc e na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
O destaque em 2022 será a realização, no palco montado na ilha dos jardins do Country Clube, dos principais shows, como Roberta Sá, Frejat e Orquestra Sinfônica Brasileira, além de artistas locais. Um retorno aguardado ao formato original do festival, como acentuou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende.
“Guardo imenso carinho pelo Festival de Inverno, que ajudei a criar em Nova Friburgo, antes de ser encampado pelo Sesc RJ e levado a outros lugares. O regresso do evento ao cenário deslumbrante do Country Clube me causou muita alegria. Dará mais charme ao festival, que trará turistas à cidade e movimentará nossa economia. Os bons tempos estão de volta a Nova Friburgo”, salientou.
Braulio ressaltou a parceria do Sincomércio com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora de Sesc e Senac, que presenteia Nova Friburgo com seguidos benefícios. Ele citou ampliação da antiga pousada do Sesc que virou hotel de referência, com 52 quartos; a aquisição de mamógrafo para permanecer fixo na unidade; a extensão da área de educação, com a retomada da escola infantil e o oferecimento de cursos de línguas estrangeiras e pré-vestibular para comerciários, em breve, num novo endereço no Centro; a abertura de espaçosa sede do Senac para impulsionar a qualificação profissional na cidade, entre os investimentos de porte.
“Com a mudança na diretoria da Fecomércio, há poucos anos, inauguramos uma fase de grande cooperação entre as entidades e importante assistência a Nova Friburgo. Por isso não me canso de agradecer ao presidente Antonio Queiroz pela generosidade com que trata nossa cidade. Agora que, com esforço e enorme trabalho, conseguimos devolver o Festival Sesc de Inverno ao Country, ele não sairá mais daqui”, afirmou Braulio, que chamou ao palco do evento, para assinatura de convênio para o festival, o presidente do clube, Roosevelt Concy, e o prefeito, Johnny Maycon, como testemunha.
O prefeito realçou o empenho de Braulio em colaborar com a cidade, lembrando o projeto de Natal de 2021 que o presidente do Sincomércio viabilizou com a Fecomércio. Johnny Maycon disse que, a exemplo das exibições da noite, Nova Friburgo é um celeiro de talentos e de pessoas que demonstram paixão pela sua terra.
“Estou entre Braulio e Roosevelt, dois friburguenses que amam de verdade nossa cidade e que têm contribuído para seu desenvolvimento. Braulio vem plantando sementes que geram frutos, como o projeto de Natal e o Festival de Inverno, que nos motivam a celebrar a vida depois de um período pandêmico com tantas perdas”, observou o prefeito.
Participaram ainda do evento os secretários municipais de Turismo, Renan Silva, de Cultura, Daniel Figueira, e de Finanças, André Montechiari; o gerente de Comunicação do Sesc RJ, Rogério Rezende, acompanhado de vários membros de sua equipe; o gerente da unidade local do Sesc, Alexandre Couto; o gerente da unidade do Senac, Gláucio Schueler; empresários do comércio e diretores do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que Braulio também preside.
Saiba mais
Nesta edição, que acontece de 15 a 31 de julho, o evento - considerado o maior evento cultural multilinguagem do país - se espalhará por 12 municípios do Estado do Rio – tradicionalmente, era realizado na Região Serrana e Três Rios. Além de Nova Friburgo, haverá programação em Teresópolis, Petrópolis, Três Rios, Itatiaia (Penedo), Valença, Vassouras, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Rio das Ostras, Búzios, Macaé (Sana) e São João da Barra (Grussaí).O Festival Sesc de Inverno conta com apoio das prefeituras e dos Sindicatos Varejistas, contribuindo para o fortalecimento do turismo e da economia das regiões.
A cantora Roberta Sá abrirá a 20ª edição do Festival Sesc de Inverno em Nova Friburgo. A artista se apresentará no Country Clube no dia 15 de julho, às 21h, com entrada gratuita. Além de Roberta Sá, já estão confirmados na programação Frejat (16/7), Orquestra Sinfônica Brasileira-OSB (17/7) e Luisa Lacerda Trio (28/7), todos no mesmo local.
O festival está de volta após dois anos de pandemia. Entusiasta desta retomada, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende (acima), também conselheiro do Sesc RJ e diretor da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), lutou para que Nova Friburgo fosse presenteada com programação de qualidade. Em entrevista À VOZ DA SERRA na semana passada, ele disse que os bons tempos voltaram: "O Festival de Inverno é um presente do Sesc para nossa cidade e toda a região". Relembre a entrevista aqui.
Ingressos
Os ingressos para o Festival Sesc de Inverno já estão disponíves para venda (R$5 e R$10) ou para retirada gratuita em todas as bilheterias das unidades Sesc.
As informações gerais sobre os valores para cada perfil de público e os endereços dos locais de retirada podem ser consultados em www.festivalsescdeinverno.com.br. A venda é limitada a quatro ingressos por CPF para cada atração, não podendo ser aceitos documentos de terceiros, para a compra.
Já com relação à programação gratuita, a retirada deve ser feita na bilheteria da unidade onde for acontecer a atração artística, uma hora antes de seu início. A entrada é sujeita à disponibilidade. Importante observar a classificação etária de cada espetáculo. Para as atividades externas, não haverá retirada de ingressos, mas estarão sujeitos à lotação.
Quem puder e quiser contribuir com a doação de alimentos não perecíveis, o Mesa Brasil Sesc RJ estará no Festival, recebendo as doações.
No site oficial também está disponível a programação completa, que inclui atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. A programação mescla grandes nomes do cenário nacional e artistas locais, o que torna o Festival um impulsionador para os talentos do interior do estado.
Deixe o seu comentário