Em meio a pandemia pelo novo coronavírus e as medidas impostas pelos governos estadual e municipal de isolamento social, que incluem o fechamento do comércio e outras atividades não essenciais e as aulas em creches, escolas, cursos e universidades, muitas famílias que dependem do trabalho diário para obter seu sustento estão vivendo dias de incerteza e despensa vazia em casa.
De modo a minimizar os prejuízos e ajudar os mais carentes, algumas diretoras de escolas e creches municipais, percebendo que alimentos da merenda escolar estão próximo a data de vencimento, iniciaram a distribuição aos alunos das famílias que mais precisam. A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação que confirmou a doação de alimentos para famílias de alunos com carência e que moram próximo às escolas. Ainda de acordo com a Secretaria, “quanto às cestas básicas, o levantamento está sendo concluído e todos os alunos da rede municipal terão direito a uma. Os detalhes estão sendo tratados em reunião”, informou a pasta.
Já com relação à compra e distribuição da produção da agricultura familiar, na qual o município é obrigado a comprar 30% de produtos das 70 famílias de produtores rurais friburguenses que dependem desse mercado, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “as entregas estão suspensas em função de os alunos não estarem tendo aulas”. Cabe ressaltar que essa verba é federal e pode ser usada na pandemia para distribuir aos alunos. Seria um benefício a mais para os produtores rurais, que também estão enfrentando dificuldades nesse período, e para as famílias que estão passando dificuldades.
Deixe o seu comentário