Está em cartaz, até 1º de outubro, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55) a mostra UnoDiverso, que integra o Projeto Resistência Artística, uma iniciativa que tem como eixo temático os conceitos de identidade e coletividade. A mostra tem curadoria dos artistas e arte-educadores Mario Moreira e Mario Massena, videografismo de Tiago Vianna, cenografia e ambientação do estilista e designer Tyrone e do produtor Cherman. A UnoDiverso é resultado da produção de dez jovens artistas selecionados por chamada pública, apresentação de portfólios e depoimentos sobre suas motivações em relação a arte.
Ao espectador com seu olhar, sensibilidade e inteligência, cabe preencher as lacunas, expandir os limites, mergulhar nas infinitas possibilidades que a fruição da arte permite
Mario Massena
Em três oficinas de imersão artística, eles investigaram distintos contextos históricos, experimentaram de modo lúdico o fazer estético, exercitaram a reflexão crítica sobre suas criações. A curadoria analisou todo o material produzido e concebeu a formatacão expositiva apresentada na Usina Cultural Energisa. “Ao espectador com seu olhar, sensibilidade e inteligência, cabe preencher as lacunas, expandir os limites, mergulhar nas infinitas possibilidades que a fruição da arte permite”, esclarece o arte educador, Mario Massena.
Artistas selecionados
Bibi Rezende; Danilo de Freitas; Diego Delgado; Helena Louback de Souza; Higor; Isadora Ravenelle; Lalinwitch; Pedro Lobo; Ron Mtt; e Thayná Klein. As artistas Mana Bernardes e Sara Marques cederam gentilmente obras de seus acervos valorizando assim o conceito da mostra.
A UnoDiverso tem o apoio da empresa WN e Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho, patrocínio da Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Deixe o seu comentário