Exposição UnoDiverso: identidade e coletividade

Exibição é o resultado da produção de dez jovens artistas selecionados por chamada pública
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Regina Lo Bianco)
(Fotos: Regina Lo Bianco)
Está em cartaz, até 1º de outubro, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55) a mostra UnoDiverso, que integra o Projeto Resistência Artística, uma iniciativa que tem como eixo temático os conceitos de identidade e coletividade. A mostra tem curadoria dos artistas e arte-educadores Mario Moreira e Mario Massena, videografismo de Tiago Vianna, cenografia e ambientação do estilista e designer Tyrone e do produtor Cherman. A UnoDiverso é resultado da produção de dez jovens artistas selecionados por chamada pública, apresentação de portfólios e depoimentos sobre suas motivações em relação a arte.

Ao espectador com seu olhar, sensibilidade e inteligência, cabe preencher as lacunas, expandir os limites, mergulhar nas infinitas possibilidades que a fruição da arte permite

Mario Massena

Em três oficinas de imersão artística, eles investigaram distintos contextos históricos, experimentaram de modo lúdico o fazer estético, exercitaram a reflexão crítica sobre suas criações. A curadoria analisou todo o material produzido e concebeu a formatacão expositiva apresentada na Usina Cultural Energisa. “Ao espectador com seu olhar, sensibilidade e inteligência, cabe preencher as lacunas, expandir os limites, mergulhar nas infinitas possibilidades que a fruição da arte permite”, esclarece o arte educador, Mario Massena.

Artistas selecionados

Bibi Rezende; Danilo de Freitas; Diego Delgado; Helena Louback de Souza; Higor; Isadora Ravenelle; Lalinwitch; Pedro Lobo; Ron Mtt; e Thayná Klein. As artistas Mana Bernardes e Sara Marques cederam gentilmente obras de seus acervos valorizando assim o conceito da mostra.

A UnoDiverso tem o apoio da empresa WN e Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho, patrocínio da Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra