O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai-Cetiqt) vai promover nesta sexta-feira, 19, o encontro "Africanidades: História, Cultura e Diversidade", com o objetivo de promover, valorizar e enaltecer a cultura afro-brasileira e disseminar o combate do racismo e preconceito através das ações educacionais, palestras, oficinas e diálogos. O evento, que será transmitido pelo YouTube da instituição, contará com a presença de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre o tema e acontecerá das 13h às 22h.
Mais informações podem ser encontradas no link https://materiais.senaicetiqt.com/lp_africanidades-2021.
De acordo com Luize Marçal, analista de Coordenação de Empregabilidade do Senai-Cetiqt, o evento busca o fortalecimento do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação e questões relacionadas com a consciência política e histórica da diversidade, de identidades e de direitos e ações educativas de combate ao racismo e discriminações.
Os temas dos encontros são: Introdução à moda nigeriana através de três tecidos: Aso Oke, Adire e Ankara; Uma construção afrodiaspórica: mulheres negras nas fotografias do século 19; De tela à tela - Oficina de criação e pintura em vestuário; Diálogos com afroempreendedores: Ideia, Dor, Superação e Sucesso; mesa redonda: Comida, Religião e Cultura; e roda de conversas sobre racismo com funcionários e alunos do Senai.
O evento contará ainda com atividades que aprofundarão a discussão sobre o desenvolvimento de negócios, oportunizando a conexão entre diversos atores deste mercado. Também haverá apresentação da obra de pintores negros como Abdias do Nascimento, Mestre Didi, Emanuel Araújo, Rosane Paulino, Renata Felinto, Bispo do Rosário e outros que serviram de inspiração para a criação de pinturas em peças de roupas.
“A moda, de uma forma geral, tem como um dos objetivos a perpetuação das culturas. Com relação à cultura afro-brasileira, ela pode também ter essa proposta, desde que se utilize de fontes de pesquisas fidedignas para que juntamente com as suas representações forneça informações corretas aos usuários dos produtos inspirados na cultura afro-brasileira”, analisa Cristiane de Souza, professora do Senai. Mais informações sobre o evento no link: https://materiais.senaicetiqt.com/lp_africanidades-2021.
O Senai-Cetiqt
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil é formado pela Faculdade e Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras e o Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.
Deixe o seu comentário