O secretário estadual das Cidades, Uruan de Andrade, e o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), Luiz Roberto Pereira, percorreram nesta semana quatro rodovias fluminense e vistoriaram as condições das estradas e das obras de pavimentação, pontes e viadutos realizadas pelo DER-RJ.
Uma das estradas visitadas foi a RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), que possui 61 quilômetros de extensão e é conhecida como Estrada Serramar. O secretário das Cidades e o presidente do DER-RJ percorreram os trechos que necessitam de intervenções e os que já tem serviços em andamento.
Além de sinuosa, a Serramar tem vários trechos que precisam de reparos, principalmente em trechos com afundamento de pista e afetados por deslizamentos de encostas ocasionados por temporais. Um dos pontos mais críticos é o da altura da localidade de Cascata, onde um deslizamento comprometeu as duas pistas e o trânsito tem que ser escoado por um desvio improvisado.
Relembre o caso de Cascata
No dia 3 de fevereiro deste ano, A VOZ DA SERRA noticiou que um farol de esperança se acendeu no quilômetro 41 da Serramar, onde leitores atentos avistaram homens e máquinas trabalhando junto à encosta que desabou, no distrito de Lumiar. Durante muitos meses, o trecho afetado permaneceu abandonado.
Desde o incidente, em 3 de abril de 2020, o tráfego vem sendo feito através de um desvio improvisado, aberto pelos próprios moradores. É um trecho curto, paralelo à rodovia, de apenas 50 metros, mas muito perigoso, por ser estreito, sinuoso, não pavimentado, em declive e, de quebra, rente a um precipício.
Em tempos de sol, a poeira levantada pela passagem de veículos atrapalha a visibilidade. Em tempos de chuva, a lama torna a pista extremamente escorregadia. O desvio improvisado foi a solução encontrada para reabrir a passagem na estrada, enquanto as obras não começavam. A Serramar é o trajeto mais curto entre Friburgo e a Região dos Lagos, e por isso muito procurada por veranistas. Por ali transitam não só automóveis, motos e bicicletas, mas também muitos caminhões com as mais diversas cargas.
Questionado na época por A VOZ DA SERRA sobre as obras, o DER-RJ informou que a implantação de um novo atalho está em andamento, com previsão de término em abril, dependendo apenas de boas condições climáticas. Segundo o DER-RJ, as equipes do órgão, responsável pela manutenção de rodovias não concedidas, têm trabalhado na RJ-142 desde a época da queda da barreira.
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