Estado vai comprar 40 mil computadores para atividades remotas nas escolas

Investimento para beneficiar alunos sem acesso à internet será de R$ 82 milhões
sábado, 05 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai adquirir 40 mil computadores, equipamentos multimídia e materiais didáticos digitais para as ativiudades remotas que serão promovidas nas escolas da rede estadual de ensino a partir de 5 de outubro. O recurso, no valor de R$ 82 milhões, será descentralizado e encaminhado às escolas. As salas de aula serão adaptadas e transformadas em laboratórios de informática para que possam receber, três vezes por semana, os alunos que têm dificuldade de acesso à internet. O objetivo é garantir que os estudantes continuem os estudos por meio da plataforma Google Classroom. Algumas unidades do estado no município serão contempladas, mas até o momento, a Seeduc ainda não divulgou quais delas receberão os novos equipamentos. 

A retomada das aulas acontecerá em regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas em bandeira amarela, antes da data prevista para a abertura. Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde, (Seeduc) as atividades retornarão de forma gradativa. Em um primeiro momento, apenas 30% dos alunos retornarão, dando prioridade para os que estão no 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. Será respeitada a autonomia das direções das escolas para que seja feita qualquer alteração que julguem necessária.

Baixo Risco

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 divulgou em agosto nota técnica e painel de indicadores sobre a pandemia de coronavírus Estado do no Rio de Janeiro. O estudo revela que, entre as nove regiões nas quais o estado é dividido, sete estão classificadas como bandeira amarela, indicativo de risco baixo para o contágio pelo vírus, entre elas a região Serrana. Atualmente, o município também se encontra em bandeira amarela e, com isso, a retomada das atividades escolares, se fosse hoje, estaria liberada.

 

LEIA MAIS

Processo poderá ser realizado virtualmente. Aulas começam em 3 de fevereiro para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Retomada continua proibida até o fim do mês. Novo decreto será publicado até o fim da próxima semana

Retomada estava prevista na próxima segunda, para alunos da 3ª série do ensino médio e fase final da EJA, mas na cidade suspensão segue até 31 de outubro

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra