O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai adquirir 40 mil computadores, equipamentos multimídia e materiais didáticos digitais para as ativiudades remotas que serão promovidas nas escolas da rede estadual de ensino a partir de 5 de outubro. O recurso, no valor de R$ 82 milhões, será descentralizado e encaminhado às escolas. As salas de aula serão adaptadas e transformadas em laboratórios de informática para que possam receber, três vezes por semana, os alunos que têm dificuldade de acesso à internet. O objetivo é garantir que os estudantes continuem os estudos por meio da plataforma Google Classroom. Algumas unidades do estado no município serão contempladas, mas até o momento, a Seeduc ainda não divulgou quais delas receberão os novos equipamentos.
A retomada das aulas acontecerá em regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas em bandeira amarela, antes da data prevista para a abertura. Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde, (Seeduc) as atividades retornarão de forma gradativa. Em um primeiro momento, apenas 30% dos alunos retornarão, dando prioridade para os que estão no 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. Será respeitada a autonomia das direções das escolas para que seja feita qualquer alteração que julguem necessária.
Baixo Risco
A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 divulgou em agosto nota técnica e painel de indicadores sobre a pandemia de coronavírus Estado do no Rio de Janeiro. O estudo revela que, entre as nove regiões nas quais o estado é dividido, sete estão classificadas como bandeira amarela, indicativo de risco baixo para o contágio pelo vírus, entre elas a região Serrana. Atualmente, o município também se encontra em bandeira amarela e, com isso, a retomada das atividades escolares, se fosse hoje, estaria liberada.
Deixe o seu comentário