Os idosos, a partir de 60 anos, poderão ter o direito de serem vacinados contra pneumonia na rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro. É o que determina o projeto de lei 270/23, de autoria do deputado estadual Fred Pacheco (PMN), que a Assembleia Legislativa do estado (Alerj) aprovou, em primeira discussão, na sessão ordinária de quarta-feira, 13. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
De acordo com a medida, o Poder Executivo, através do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, ou outro que vier a substituí-lo, será responsável por desenvolver políticas públicas de saúde para os idosos. O programa deverá ter ações que contemplem a prevenção e controle da pneumonia, com campanha anual de vacinação nos postos de saúde da Região Metropolitana e do interior, em parceria com a Secretaria estadual de Saúde (SES).
A proposta ainda prevê que os hospitais, centros de acolhimento, asilos ou casas de repouso serão responsáveis em imunizar seus assistidos no período de campanha anual. O Executivo também poderá credenciar instituições públicas ou privadas para organizar programas educativos sobre a vacinação, bem como produzir material educativo dirigido especialmente à população alvo, informando e conscientizando sobre a importância e benefícios da vacina, bem como formas de prevenção da doença.
As despesas da medida poderão ser custeadas pelo Fundo Estadual de Saúde (FES). “Atualmente, somente pacientes pertencentes a grupos de risco específicos podem tomar a vacina Pneumo13 na rede pública de saúde. Os casos incluem pessoas com HIV, quem passou por transplante de medula, pacientes oncológicos e outros casos de patologias secundárias liberadas recentemente. Acontece que a pneumonia atinge mais frequentemente pessoas da terceira idade, que precisam de prevenções mais seguras, como a imunização”, explicou Pacheco.
Deixe o seu comentário