Praticar e promover o esporte em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, de uma forma geral, é sempre um desafio para atletas e promotores. Sancionado pelo governador Cláudio Castro, o projeto de lei 5.259/2021, agora transformado na lei 9.531/2021, cria o Programa de Infraestrutura do Esporte. A ação foi publicada no Diário Oficial do Governo do Estado no último dia 28 de dezembro.
De acordo com o texto, de autoria do deputado estadual Ronaldo Anquieta, o programa será criado como meio de orientar a implantação e a manutenção de edificações e espaços esportivos no Estado do Rio, de maneira apropriada à promoção do desporto educacional e do desporto de alto rendimento.
"Criamos este projeto com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso ao esporte para a população fluminense. Um dos grandes problemas do esporte em nosso estado é em relação à infraestrutura esportiva, que foi sucateada ao longo dos anos. O investimento nessa infraestrutura contribui para a formação de novos atletas, categorias de base e treinamento de equipes, com foco em modalidades olímpicas e paraolímpicas, ou simplesmente como melhoria da qualidade de vida da população fluminense. O programa visará pensar na infraestrutura esportiva, edificações e espaços físicos, com características técnicas próprias, destinados primordialmente à prática de atividades esportivas e de atividade física ou, ainda, à ciência do esporte voltada à pesquisa destinada ao melhoramento das atividades esportivas", explica o deputado Ronaldo Anquieta.
O secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, falou sobre a implantação do programa, que deverá ser realizada pela pasta: "Tenho certeza que este será mais um grande programa. Já temos várias obras em andamento voltadas para o lazer, habitação, saúde, educação, segurança, obras emblemáticas para a cultura e turismo, como o Museu da Imagem e do Som de Copacabana, assim como obras de infraestrutura, pavimentação, contenção de encostas e drenagem. Agora será o esporte o novo foco para 2022", completou Max Lemos.
Deixe o seu comentário