Esta sexta é dia de São João, padroeiro de Friburgo, e tem festa na Catedral

Depois de dois anos sem "arraiá", Sesc também volta a promover festa junina
sexta-feira, 24 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Freepik
Foto: Freepik

 

Nesta sexta-feira, 24, a Igreja Católica celebra o Dia de São João Batista, cuja memória é reverenciada pelos cristãos no dia de seu nascimento. A festa em devoção ao santo que é padroeiro de Nova Friburgo movimenta a cidade com o tradicional Arraiá de São João, que neste ano está sendo realizado nos jardins da Catedral de São João Batista, com muitos quitutes típicos das festas juninas, como salsichão, cachorro quente, milho verde, canjica e doces variados e com sabores especiais todos os fins de tarde e noite. Embora São João Batista seja o padroeiro do município, o dia dedicado a ele não é feriado local. São João também é o co-padroeiro da Diocese de Nova Friburgo.  

A programação religiosa da Festa de São João Batista conta com missas hoje às 8h, 12h e 16h em honra ao padroeiro e missa do Sagrado Coração de Jesus, às 18h, seguida do Terço de São João e às 19h, missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. A tradicional procissão luminosa de São João Batista pelas ruas adjacentes à Catedral será realizada no domingo, 26, após a missa das 17h. Neste ano, além de São João Batista, também será celebrada nesta sexta-feira, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, cuja data no calendário litúrgico é móvel, sempre celebrada na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi. 

Arraiá do Sesc

O Sesc RJ retomou este mês as suas festas juninas presenciais, depois de dois anos com restrições por conta da pandemia da Covid-19. Chegou a vez dos friburguenses se divertirem neste que é um dos "arraiás' mais tradicionais da Região Serrana. A festa do Sesc Nova Friburgo, que acontece neste sábado, 25, e domingo, 26, das 16h às 22h e com ingressos entre R$ 1 e R$ 4. Na programação,  forró, quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras, feira de artesanato, esquetes teatrais e mais atrações, como touro mecânico, camarim caipira, correio do amor, jogo da argola, derruba latas, boca do palhaço, pescaria, correio do amor e jogo dos balões.

Já o arrasta-pé será embalado por uma seleção de importantes artistas da região, que prometem esquentar a festa na base da rabeca, zabumba, sanfona e triângulo. Entre os destaques, o grupo Nó Cego, no sábado às 20h, e o Trio Lumiar, no domingo, às 19h30. “Estávamos muito tristes nesses dois últimos anos, porque a festa junina do Sesc sempre foi um momento de muita celebração da comunidade, e a pandemia ceifou essa alegria. Agora convocamos os friburguenses para fazerem desse ‘arraiá’ um dos melhores dos últimos tempos”, destaca Alexandre Couto, gerente do Sesc Nova Friburgo.

Neste sábado, 25, além das comidas típicas, terá cabine fotográfica, touro mecânico, camarim caipira, correio do amor, jogo da argola, derruba latas, boca do palhaço, pescaria, jogo dos balões, exposição “Reconectando com o verde”, bordado em bolhas, oficina de laços e tiaras, projeto Saber Empreender – Sesc Mais Criativo, shows de Priscila Canano, sanfoneira e Rodrigo Bis, sopro, show  - Tum Tum Bate Coração, quadrilha do Sesc e Afape, balé, dança de salão e show do grupo Nó Cego. No domingo, 26, além das mesmas atrações de diversão e dos shows de sanfona e sopro, tem mais quadrilhas, casamento caipira e show do Trio Lumiar. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: