Nesta quinta-feira, 24, a Igreja Católica celebra a festa da natividade de São João Batista, padroeiro de Nova Friburgo. Na catedral diocesana dedicada a São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, o bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci celebrará missa solene às 19h, com participação reduzida de fiéis na catedral e transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube). Também serão celebradas missas na catedral às 8h, 10h e 12h. Para participar é preciso reservar lugar na secretaria da catedral ou pelo telefone 2522 1764.
Devido a pandemia não será realizada, pelo segundo ano consecutivo, a tradicional festa de São João Batista, que será substituída hoje pela venda de combos de lanches após as missas na catedral. Os kits são compostos por um pastel, um quibe, um salsichão pequeno e um guaraná caçulinha, por R$ 15; ou salgados avulsos: quibe; cachorro-quente; pastel de queijo e de carne; salsichão; cuscuz; canjica que também poderão ser encomendados pelo telefone da catedral e retirados após as missas.
Sobre São João Batista
João Batista é o único santo a ter a data de seu nascimento recordada solenemente na liturgia da igreja, juntamente com a Virgem Maria. Os demais santos geralmente são festejados no dia de sua morte. Primo de Jesus Cristo, João Batista nasceu seis meses antes de Jesus e foi preparou o caminho do Senhor, convidando o povo à mudança de vida e ao batismo, por isso é venerado como João Batista. São João Batista foi preso por discordar das atitudes do Rei Herodes, e acabou sendo decapitado. Foi o último profeta a anunciar Jesus Cristo.
Na Diocese de Nova Friburgo, além da Catedral Diocesana São João Batista outras três paróquias têm o santo como padroeiro: as situadas em Macuco, Macaé e Laranjais, distrito de Itaocara. São João Batista é também o padroeiro secundário da Diocese, que tem a Imaculada Conceição como sua padroeira principal, inclusive no brasão diocesano muitos detalhes lembram a devoção a São João Batista, como por exemplo a concha, instrumento utilizado por ele para batizar.
Deixe o seu comentário