"Escolha de Sofia" na Itália: doentes com mais de 80 poderão ser deixados para morrer

Protocolo elaborado por unidade de gerenciamento de crises em Turim propõe critérios para tratamento intensivo, diz jornal britânico
terça-feira, 17 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Morte por coronavírus na Itália (Foto: AFP)
Morte por coronavírus na Itália (Foto: AFP)

O jornal londrino "The Telegraph" noticiou  que, de acordo com um protocolo elaborado por uma unidade de gerenciamento de crises em Turim, vítimas com mais de 80 anos ou com problemas de saúde poderão ter acesso negado a tratamento intensivo se precisarem. Médicos temem que pacientes nessas condições sejam, na prática, deixados para morrer.

Segundo o "The Telegraph", o protocolo orienta quais pacientes receberão tratamento em terapia intensiva e quais não, se não houver espaço nos hospitais, numa espécie de "escolha de Sofia". O texto diz que "os critérios para acesso à terapia intensiva em casos de emergência devem incluir idade inferior a 80 anos ou uma pontuação no Índice de comorbidade de Charlson (que aponta quantas outras condições médicas o paciente tem) menor de 5."

Conselheiro de saúde em Piemonte, Luigi Icardi deu ao jornal  a seguinte declaração: "Eu nunca quis ver esse momento. O documento será vinculativo e estabelecerá, no caso de saturação das enfermarias, um código de precedência para o acesso à terapia intensiva, com base em certos parâmetros, como a sobrevivência potencial".

Nas palavras do "The Telegraph", o documento precisa ainda ser aprovado por um comitê técnico-científico antes de ser enviado a todos os hospitais italianos.

A Itália  registra, nesta terça-feira, 17, mais de 2.500 mortes por coronavírus. O número de casos confirmados da doença supera 26 mil. Desde o início da crise, a Itália registrou mais de 31 mil casos entre mortos (2.503), curados (2.941) e pacientes em terapia intensiva (2.060).

Em entrevista à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Giorgio Gori, prefeito de Bergamo, cidade de 122 mil habitantes no Norte da Itália com 3.400 infectados até 15 de março, a mais afetada pelo coronavírus no país, lamenta que  a gravidade da situação tenha sido subestimada.

Mais de dez padres foram mortos pelo Covid-19 na Itália, informou o Vaticano.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra