Escola Sesi abre inscrições para Torneio de Robótica

Estudantes de 9 a 15 anos serão desafiados a criar soluções inovadoras para os oceanos
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Assim que a palavra robô foi usada pela primeira vez na década de 1920, a robótica se tornou um campo de conhecimento restrito a inventores, cientistas matemáticos e engenheiros. Com o desenvolvimento de softwares mais amigáveis no fim dos anos 1960, essa área do conhecimento extrapolou os limites da ciência experimental e aplicações tecnológicas e se expandiu para a pedagogia e a educação. Tal avanço se mostrou extraordinário ao expor um novo caminho para estimular o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Design e Matemática em crianças e adolescentes.

Ao desenvolverem atividades de montagem de robôs e sistemas automatizados, nos mais variados graus de complexidade, os estudantes não apenas têm estimuladas aptidões no campo das ciências exatas como desenvolvem habilidades como empatia, trabalho em grupo, comprometimento e liderança, entre outras. No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) tornou-se referência no uso da robótica na educação. Tal relevância foi alcançada por meio de uma parceria com a principal entidade promotora da robótica educacional no mundo, a americana First, fundada em 1989, com atuação em mais de 100 países e mais de 2,5 milhões de alunos envolvidos em seus programas e competições.

Em agosto foi lançado o novo tema do Torneio 2024/2025 que será “Submerged: soluções inovadoras para os oceanos". Para o torneio regional, realizado pela Escola Sesi nos dias 4 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, estudantes de 9 a 15 anos, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de equipe de garagem – formada por um grupo de amigos sem vínculo escolar, podem se inscrever até 13 de novembro. As inscrições do torneio de robótica são gratuitas e devem ser realizadas por técnicos ou professores que tenham mais de 18 anos e são feitas pelo site torneios-cni.layers.education/@fll-brasil/. A etapa nacional está prevista para acontecer em março de 2025, em Brasília.

Sobre o Torneio Robótica First Lego League

 O programa First League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. 

Para participar, as equipes devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O Sesi recomenda o  mínimo de quatro competidores por equipe. A categoria Challenge da FIRST® LEGO® League é operacionalizada, no Brasil, pelo Sesi, desde a temporada 2012-2013. O programa tem ainda outras duas categorias, operacionalizadas, no Brasil, pela Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos).

O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Criada em 1998 pela First® em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida.

Importância da robótica nas escolas

A robótica educacional é uma área de estudo que utiliza a tecnologia e a programação para auxiliar no aprendizado de crianças e jovens. Essa abordagem pedagógica utiliza a construção e programação de robôs como meio para desenvolver habilidades e competências dos estudantes. Através da robótica educacional, os alunos têm a oportunidade de se envolverem ativamente em atividades práticas, explorando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A robótica também proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

A robótica tem se mostrado uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil, trazendo uma série de benefícios para as crianças. Ao envolver os pequenos em atividades práticas e dinâmicas, a robótica estimula diferentes habilidades cognitivas, emocionais e sociais, promovendo um aprendizado mais completo e significativo. Um dos principais benefícios da robótica educacional é o estímulo à resolução de problemas. 

Ao participarem de atividades que envolvem a construção e programação de robôs, as crianças são desafiadas a pensar de forma lógica, criativa e estratégica para solucionar questões e superar obstáculos. Essa habilidade de resolver problemas de forma independente é fundamental para o desenvolvimento infantil e será útil em diversas áreas da vida futura. Outro benefício da robótica educacional é o estímulo à criatividade e imaginação das crianças. 

Exemplos de uso da robótica educacional

A robótica educacional pode ser aplicada de diversas formas no contexto escolar. 

  • Competições de robótica: são uma forma divertida e desafiadora de incentivar os estudantes a se envolverem com a robótica educacional. Nesses eventos, os estudantes têm a oportunidade de mostrar suas habilidades de construção e programação, além de aprenderem com a experiência de outros participantes;

  • Projetos de pesquisa e inovação: a robótica educacional pode ser utilizada como ferramenta para a realização de projetos de pesquisa e inovação. Os estudantes podem desenvolver projetos que visem solucionar problemas da comunidade, utilizando a robótica como meio para criar soluções práticas;

  • Atividades extracurriculares: a robótica educacional também pode ser oferecida como uma atividade extracurricular, complementando o currículo escolar e proporcionando aos estudantes uma oportunidade de aprendizado mais prático e hands-on;

  • Apoio ao ensino de disciplinas: a robótica educacional pode ser utilizada como uma ferramenta de apoio ao ensino de disciplinas Stem. Através da construção e programação de robôs, os estudantes podem compreender de forma mais concreta os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

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