Encontro Sesc de Dança está de volta em formato virtual

Edição especial do evento será transmitida pelo YouTube e Instagram
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Viva Companhia de Dança é uma das atrações (Divulgação)
Viva Companhia de Dança é uma das atrações (Divulgação)

O tradicional Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo está de volta depois de uma pausa no ano passado devido à pandemia. O evento, desta vez, será realizado de hoje, 23, ao próximo domingo, 26, em formato virtual com as apresentações e oficinas de dança transmitidas em tempo real pelo canal do Sesc Rio no YouTube (/portalsescrio) e Instagram da unidade de Nova Friburgo (@sescnovafriburgo).

Realizado há 29 anos, o Encontro de Dança apresenta um panorama da produção desta arte no estado e no país, promovendo um intercâmbio de linguagens e a experimentação de possibilidades através do corpo em movimento. Nesta edição, o evento terá a participação de 12 companhias de dança, incluindo as de Nova Friburgo. A abertura ficará por conta da Companhia Urbana de Dança RJ, da diretora artística e dancing designer Sonia Destri Lie, com “Vídeo em Série 2021”. Trata-se de um compilado de espetáculos dos últimos dois anos e que tem como proposta questionar como se conta a história da vida, fazendo-o por meio de uma revisita a lembranças, registros e memórias. A apresentação será às 19h. 

Além dos espetáculos, a programação do Encontro de Dança conta com atividades formativas: uma oficina de ballet clássico e bate-papo com a bailarina e primeira integrante do ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, nesta sexta-feira, 24, às 16h30, e uma oficina de dança de salão com o bailarino, dançarino, coreógrafo e professor Jaime Arôxa, na sexta e no sábado, 25, às 10h. Ambas serão ministradas via plataforma Zoom, exigindo inscrição prévia dos participantes através do email fatimazarife@sescrio.org.br. 

Além da abertura hoje com a Companhia Urbana de Dança do Rio se apresenta na sexta-feira, 24, no Encontro Sesc de Dança virtual o Grupo Giradança, de Natal-RN com o espetáculo “Die Einen Die Anderen i alguns outros”. No sábado, 25, a mostra terá início às 16h com a Cia. Interurbanus, da cidade vizinha de Teresópolis, que vai apresentar a Maratona de Dança Tu e os grupos friburguenses  Dani Heringer, com o espetáculo “No ar”; Cia 3 de Dança, que apresentará “Partidas”; Vis Cia. de Dança, que irá apresentar a coreografia “Possibilidades”; Escola de Dança Edu Cigano, com “Artimanha” e a Escola Petra de Danças Árabes, com uma mostra de dança do ventre. A programação de sábado contará ainda com a participação da Cia. de Dança carioca Vivá, com o espetáculo “Janelas”, que será apresentado às 19h no canal do Sesc no YouTube. 

Já no domingo, 26, a transmissão de coreografias vai começar às 11h com “Sonho de uma noite de verão”, da Cia. de Ballet de Niterói, seguida pelo grupo Marcio Cunha Dança Contemporânea, de Nova Friburgo, com a coreografia “Cavalo”, às 16h no Instagram e às 19h no YouTube. A programação será encerrada com a Cia. de Dança Jaime Arôxa, de São Paulo, com o espetáculo “A palavra, o movimento e a música”, no canal do YouTube do Sesc Rio, também a partir das 19h.

Confira a programação completa:

Companhia Urbana de Dança RJ - Vídeo em série 2021

23/09 às 19h - YouTube

Como se conta a história da vida? Podia ser assim, falar de ano, lugares e teatros, de fazer arte e mais arte, mas escolhemos web serie. Vídeo em série onde cada peça escolhida vira vida em vídeo e em dança vídeo, com lembranças e registros de memória afetiva saindo pelos poros e pelos "frames".

Grupo Giradança – Natal (RN) -DIE EINEN, DIE ANDEREN I ALGUNS OUTROS

24/09 às 19h - YouTube

A Cia é formada por bailarinos com corpos diferenciados que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

O espetáculo ''Die einen, Die Anderen | Alguns Outros'' é uma cooperação internacional da Cie. Toula Limnaios com a Cia. Giradança, realizado no Brasil e em Berlim. Trata-se de uma reflexão sobre a imagem do corpo e inspirada nas radio conferências do Foucault " O corpo utópico" / "heterotopias".

Interurbanus – Teresópolis – Maratona de dança TU

25/09 às 16h – YouTube

Abordando questões da autocompaixão, Tu! estimula um passeio até solitude. Será que cuidamos tão bem de nós quanto cuidamos deles? Sejamos também nosso próprio amor. A pesquisa de Tu! envolve um cenário caseiro e rotineiro onde dois amigos tratam de suas questões pessoais a fim de findar suas dores emocionais buscando auxílio no fraterno e transformando esse desabafo em arte.

Dani Heringer – Nova Friburgo – Maratona de dança

25/09 às 16h – YouTube

NO AR

O espetáculo de dança acrobática “ NO AR “ é protagonizado pela bailarina e acrobata Dani Heringer e tem como enredo o tango. A bailarina tem como seu par a “lira acrobática” em uma coreografia com movimentos dançantes com muita leveza e beleza.

Cia 3 de Dança – Nova Friburgo – Maratona de dança

PARTIDAS

25/09 às 16h – YouTube

O espetáculo Partidas é inspirado em poemas, filmes, frases, canções que carregam todas as emoções, angústias e futuras esperanças. Em cena, com movimentos fortes e intencionais, a intérprete levará os mais diversos tipos de emoção ao público, causando inquietações sobre a partida. Quem nunca se despediu? De algum amor, de algum lugar, de um momento...

Vis Cia de Dança – Nova Friburgo – Maratona de dança

POSSIBILIDADES

25/09 às 16h  – YouTube

O espetáculo “POSSIBILIDADES” começou a tomar forma em meio à pandemia que estamos vivendo. Partindo da perspectiva do “copo meio cheio”, a Covid-19 nos mostrou que temos sempre ver o lado positivo das situações que a vida nos apresenta. Se não fosse o cenário atual, talvez seria inimaginável idealizar um espetáculo de dança feito por uma bailarina em Nova Friburgo –Brasil e outra bailarina em Shanghai –China.

Escola de Dança Edu Cigano – Nova Friburgo - Maratona de dança

ARTIMANHA

25/09 às 16h – YouTube

Artimanha é um espetáculo de dança atrevido que busca através da arte representar duas culturas em um só tempo. Numa breve mas intensa performance, os dançarinos apresentarão as singularidades e o gingado de dois gêneros latinos cativantes, que elevam as emoções e provocam o brilho do espectador.

Petra Escola de Danças Árabes – Nova Friburgo – Maratona de dança

A ARTE DA DANÇA DO VENTRE

25/09 às 16h – YouTube

A apresentação de dança da companhia local da Escola Petra de Danças Árabes com a “A Arte da Dança do Ventre” que conta a rotina da dança árabe na riqueza de suas variações rítmicas. É composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.

Vivá Cia de Dança – Rio de Janeiro

JANELAS

25/09 às 19h - YouTube

O espetáculo JANELAS é uma apresentação de dança contemporânea acompanhada por intervenções de luz. Concebida e dirigida por Carlos Fontinelle e no elenco possui a VIVÁ CIA DE DANÇA, e como designer de luz, Paulo César Medeiros. Dança e luz, serão as linguagens deste espetáculo inédito, que acontecerá nas janelas e espaços ao ar livre do Hotel Sesc Nova Friburgo e que propõe cenas que representam um “respiro” de cores, alegria e muita arte.

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

26/09 às 11h - YouTube

Baseado na obra escrita por William Shakespeare, "Sonho de Uma Noite de Verão”, a Cia se lança em um novo desafio: fazer uma adaptação totalmente focada no público infanto-juvenil através da dança contemporânea onde os personagens são deslocados para o universo escolar de uma época passada, com seus códigos, elementos, símbolos e ações, onde a leitura era feita nos livros e não em tablets e computadores.

Marcio Cunha Dança Contemporânea – Nova Friburgo

CAVALO

26/09 às 16h (Instagram) e às 19h (YouTube)

Vídeo arte que traz o arquétipo do cavalo para falar de histórias, mitos e identidade.

Uma obra que faz parte do processo de montagem do novo espetáculo da Marcio Cunha Dança Contemporânea que deverá estrear em 2022. O espetáculo Cavalo nasce do encontro com a artista visual e fotógrafa Camila Carneiro. Nasce de uma sessão de fotos, coincidências biográficas e locais, durante e após a sessão.

Jaime Arôxa Cia de Dança – SP

A PALAVRA, O MOVIMENTO E A MÚSICA

 26 de Setembro às 19h – YouTube Sesc Rio

O espetáculo “A palavra, o movimento e a música” oferece uma visão da dança de salão em seus mais variados ritmos. Ele tem este nome por que mostra momentos de apresentação e de didática através das danças apresentadas com poesia e movimento e a música que é a protagonista deste triângulo: PALAVRA, MOVIMENTO E A MÚSICA.

Atividades Formativas:

 

Oficina de ballet Clássico e bate papo  com Ana Botafogo

Dia 24 /09 às 16h30 - plataforma ZOOM

Ana Botafogo é a primeira Bailarina do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de festivais em Lausanne, Veneza, Havana e Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Apresentou-se em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. Foi bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina e cargo que permanece até hoje.

Oficina de Dança de Salão - Jaime Arôxa

24 e 25/09 às 10h – plataforma ZOOM

Bailarino, dançarino, coreógrafo e professor.

Desde cedo demostrou sensibilidade artística e vocação para dança. Contudo foi na década de 80, quando se mudou para o Rio de janeiro, que descobriu a dança de salão por intermédio da mais antiga professora, Maria Antonieta. Posteriormente criou sua própria metodologia de ensino da dança de salão destacando a expressão dos sentimentos do dançarino pelo movimento, respeito de si próprio e a busca de um conhecimento maior sobre o outro. Em 1986, montou sua própria escola. Paralelamente a sua vida de professor, à qual se dedica várias horas por dia, coreografa peças, filmes, novelas, shows, ampliando o seu trabalho com um olhar mais abrangente para toda cena do movimento humano, tendo realizado mais de 50 trabalhos coreográficos nas mais diversas mídias de artes cênicas.

 

 

LEIA MAIS

Pelo menos 21 companhias de várias cidades do estado vão se apresentar nesta edição

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: dança