Em plena pandemia, estado também troca secretário de Saúde

Edmar Santos foi exonerado por "falhas na gestão de hospitais de campanha"; novo titular é Fernando Ferry, especialista em Aids
segunda-feira, 18 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O novo secretário, Fernando Ferry (Reprodução da web)
O novo secretário, Fernando Ferry (Reprodução da web)

Em plena pandemia de coronavírus, além de duas mudanças de titulares no Ministério da Saúde, o Estado do Rio também sofre uma troca de secretários. Em nota neste fim de semana o governo do estado informou que o secretário Edmar Santos, deixa o cargo nesta segunda-feira, 18. Segundo o governo, Edmar foi exonerado pelo governador Wilson Witzel por "falhas na gestão de infraestrutura dos hospitais de campanha para atender as vítimas da Covid-19".

Apesar da exoneração do cargo, Edmar continuará colaborando com o governo, dirigindo uma "comissão de notáveis" no combate ao coronavírus.

O novo titular da pasta é o atual diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Fernando Ferry, clínico-geral e especialista em Aids. Graduado pela UFRJ, Ferry foi professor associado de Clínica Médica e Aids da Uni-Rio e professor de Histologia e Embriologia na Universidade Gama Filho, na Universidade de Barra Mansa e na UFRJ. Antes da medicina,  o novo secretário graduou-se também em Medicina Veterinária e Técnica Agropecuária pela Universidade Federal Rural, e é doutor e mestre em Parasitologia Veterinária também pela UFRRJ.

Ferry tem 25 anos de experiência no atendimento a pacientes com HIV e foi o coordenador do primeiro mestrado de HIV/AIDS do Brasil. Segundo o portal de notícias G1, ele ganhou notoriedade em setembro passado, ao dirigir uma ambulância para ajudar a transferir pacientes vítimas do incêndio do Hospital Badim. Na ocasião, disse que dirigiu a ambulância porque só tinha um motorista no hospital.

Durante sua gestão no Gafrée e Guinle, foi restaurada a antiga maternidade do hospital, hoje voltada para gestantes de alto risco. Também foi renovado o centro cirúrgico.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra