Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), mostra que o Estado do Rio de Janeiro voltou a registrar, em maio, aumento de 1,56% em relação a abril na série livre de efeitos sazonais, enquanto o nacional ficou em 0,25%. A pesquisa teve como base o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC) apontado em maio.
O desempenho do Estado do Rio foi positivo na comparação interanual, apresentando crescimento de 3,42% frente a maio de 2023. Com isso, o índice acumula variação de 4,62% em 2024 e de 4,97% nos últimos 12 meses, mais que o dobro do observado no país, que foi 2,01% no ano e 1,66% nos últimos 12 meses.
“O indicador de atividade do Banco Central do Brasil para o estado vem mantendo força e tendência positiva, apresentando crescimento acima do dobro do nacional. Serviços e Turismo continuam sendo destaques no Rio de Janeiro. Para o segundo semestre mantemos a cautela, uma vez que teremos impacto nas expectativas derivado da pausa na queda da Selic e sua manutenção em patamar restritivo”, explica o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.
Deixe o seu comentário