Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Data é lembrada com campanha em defesa do jornalismo profissional
terça-feira, 07 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Há 45 anos, o dia 7 de junho é marcado pela luta em defesa da liberdade de imprensa no Brasil. Esse ano, veículos do consórcio de veículos de imprensa, lançaram uma campanha para enfatizar a importância de se ter acesso às informações de qualidade e em defesa da integridade dos jornalistas. Os integrantes do consórcio estão com uma tarja preta em suas publicações impressas, nas tvs e sites.

A VOZ DA SERRA tem como missão  informar os fatos, apurando as informações de forma profissional e  imparcial. São notícias e informações checadas, escritas e revisadas por jornalistas profissionais formados e experientes.

Nesse dia, além de falar da importância da liberdade de imprensa, é relevante falar sobre a diferença entre notícia e opinião. Em recente matéria sobre o Dia das Comunicações Sociais, o coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá - campus Nova Friburgo, Jorge Maroun, lembrou que a sociedade precisa entender o que é o jornalismo e o que é disseminar opinião ou entretenimento. “Algumas pessoas têm talento no vídeo e geram engajamento, mas não fazem jornalismo, mesmo que as pessoas achem que o que produzem é jornalístico. Há gente qualificada tamb ém que está na independência, mas consegue produzir jornalismo, com apuração dos fatos, investigação e até opinião. Todos têm seu valor, mas é importante separar fato e opinião, interesses pessoais e jornalismo comprometido com a ética e a sociedade”, explica ele.

Na ocasião, ele também falou o cuidado que se deve ter  com o que se compartilha. ”Há muitas pessoas interessadas em espalhar notícias falsas, muitas trabalham para políticos e partidos políticos ou são golpistas. Não existem barreiras significativas para evitar a produção do conteúdo, mas as pessoas de bem podem se proteger buscando informações em portais oficiais de empresas e instituições, em meios de comunicação consolidados e, principalmente, pensando sobre aquilo que recebem, se realmente faz sentido. Antes de compartilhar, todos precisam ser um pouco jornalistas, checar a informação”, ac redita ele.

Sobre trabalhar com Comunicação Social, sem estar habilitado para isso, com o curso superior na área, Jorge Maroun critica a postura. “Os jovens hoje acham que não precisam de estudo. Daí vem boa parte das mazelas que muitos empreendedores enfrentam ou nos fazem passar, como consumidores mal atendidos e também a existência de vagas sem pessoal qualificado. Estudar é importante para quem deseja investir numa profissão, carreira. O networking de um curso presencial é valiosíssimo, como aprendizado e como vivência. Querer exercer uma atividade, sem estudar, sem certificar-se, sem aprendizado, é algo estranho demais. As pessoas dizem entender de Comunicaç&at ilde;o, mas não sabem, sequer, sobre a necessidade do árduo trabalho diário que o jornalismo impõe a seus praticantes”, finalizou Maroun.
 

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