Dia Mundial contra a Aids terá ações em Friburgo nesta terça

Campanha pretende sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce e a importância de acompanhar os portadores do HIV
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Dia Mundial contra a Aids terá ações em Friburgo nesta terça

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/Aids/HIV, vai desenvolver ações para lembrar o Dia Mundial contra a Aids, nesta terça-feira, 1º. O movimento Dezembro Vermelho faz referência ao laço vermelho, que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de Aids.

A campanha tem como principais objetivos sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV, além de acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do vírus. O movimento também alerta para a importância da realização do tratamento precoce, buscando uma melhor qualidade de vida. A Aids pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

Programação

A campanha Dezembro Vermelho será iniciada nesta quarta-feira, 2, às 15h, com um evento online, direcionado aos profissionais da saúde de Nova Friburgo. Intitulada “Roda de conversa sobre HIV: diagnóstico e preconceitos”, a live tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre o HIV e seus impactos sociais, promover a troca de experiências entre os profissionais e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Durante o evento será lançado o novo perfil no Instagram do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais Nova Friburgo (@istaidsnovafriburgo), além da nova logomarca, visando maior visibilidade e identificação para o programa.

No próximo dia 18, às 15h, será realizada a 1ª Oficina de Descentralização dos testes rápidos de diagnóstico e triagem de HIV, sífilis, hepatites B e C do município, tendo como público-alvo os profissionais das unidades executoras de testes cadastradas em Nova Friburgo. Com vistas à promoção do diagnóstico precoce do HIV e sífilis no município, será disponibilizada testagem rápida para toda a população nos seguintes locais:

  • Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro - terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, na sala 5;

  • Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Bonito de Lumiar - só hoje, 1º;

  • ESF Conquista – próxima segunda-feira, 7;

  • ESF Campo do Coelho - dia 10;

  • ESF Nova Suíça – dia 15;

  • ESF Amparo - dia 17;

  • Nas ESFs Olaria II (Rua Espírito Santo), Riograndina, São Geraldo e Olaria III (Amarelinho), além do Hospital Raul Sertã e Hospital Maternidade os testes já são feitos rotineiramente.

Quem deve fazer o teste

O teste rápido de HIV e sífilis não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como sexo desprotegido ou sofrido algum tipo de acidente biológico, faça o exame. Não precisa estar em jejum ou ter solicitação médica para os testes, apenas levar um documento com foto e cartão do SUS.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde