A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/Aids/HIV, vai desenvolver ações para lembrar o Dia Mundial contra a Aids, nesta terça-feira, 1º. O movimento Dezembro Vermelho faz referência ao laço vermelho, que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de Aids.
A campanha tem como principais objetivos sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV, além de acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do vírus. O movimento também alerta para a importância da realização do tratamento precoce, buscando uma melhor qualidade de vida. A Aids pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.
Programação
A campanha Dezembro Vermelho será iniciada nesta quarta-feira, 2, às 15h, com um evento online, direcionado aos profissionais da saúde de Nova Friburgo. Intitulada “Roda de conversa sobre HIV: diagnóstico e preconceitos”, a live tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre o HIV e seus impactos sociais, promover a troca de experiências entre os profissionais e esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Durante o evento será lançado o novo perfil no Instagram do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais Nova Friburgo (@istaidsnovafriburgo), além da nova logomarca, visando maior visibilidade e identificação para o programa.
No próximo dia 18, às 15h, será realizada a 1ª Oficina de Descentralização dos testes rápidos de diagnóstico e triagem de HIV, sífilis, hepatites B e C do município, tendo como público-alvo os profissionais das unidades executoras de testes cadastradas em Nova Friburgo. Com vistas à promoção do diagnóstico precoce do HIV e sífilis no município, será disponibilizada testagem rápida para toda a população nos seguintes locais:
-
Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro - terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, na sala 5;
-
Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Bonito de Lumiar - só hoje, 1º;
-
ESF Conquista – próxima segunda-feira, 7;
-
ESF Campo do Coelho - dia 10;
-
ESF Nova Suíça – dia 15;
-
ESF Amparo - dia 17;
-
Nas ESFs Olaria II (Rua Espírito Santo), Riograndina, São Geraldo e Olaria III (Amarelinho), além do Hospital Raul Sertã e Hospital Maternidade os testes já são feitos rotineiramente.
Quem deve fazer o teste
O teste rápido de HIV e sífilis não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como sexo desprotegido ou sofrido algum tipo de acidente biológico, faça o exame. Não precisa estar em jejum ou ter solicitação médica para os testes, apenas levar um documento com foto e cartão do SUS.
Deixe o seu comentário