Dia Mundial contra a Aids terá ações em Friburgo nesta terça

Campanha pretende sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce e a importância de acompanhar os portadores do HIV
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Dia Mundial contra a Aids terá ações em Friburgo nesta terça

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/Aids/HIV, vai desenvolver ações para lembrar o Dia Mundial contra a Aids, nesta terça-feira, 1º. O movimento Dezembro Vermelho faz referência ao laço vermelho, que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de Aids.

A campanha tem como principais objetivos sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV, além de acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do vírus. O movimento também alerta para a importância da realização do tratamento precoce, buscando uma melhor qualidade de vida. A Aids pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

Programação

A campanha Dezembro Vermelho será iniciada nesta quarta-feira, 2, às 15h, com um evento online, direcionado aos profissionais da saúde de Nova Friburgo. Intitulada “Roda de conversa sobre HIV: diagnóstico e preconceitos”, a live tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre o HIV e seus impactos sociais, promover a troca de experiências entre os profissionais e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Durante o evento será lançado o novo perfil no Instagram do Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais Nova Friburgo (@istaidsnovafriburgo), além da nova logomarca, visando maior visibilidade e identificação para o programa.

No próximo dia 18, às 15h, será realizada a 1ª Oficina de Descentralização dos testes rápidos de diagnóstico e triagem de HIV, sífilis, hepatites B e C do município, tendo como público-alvo os profissionais das unidades executoras de testes cadastradas em Nova Friburgo. Com vistas à promoção do diagnóstico precoce do HIV e sífilis no município, será disponibilizada testagem rápida para toda a população nos seguintes locais:

  • Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro - terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, na sala 5;

  • Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Bonito de Lumiar - só hoje, 1º;

  • ESF Conquista – próxima segunda-feira, 7;

  • ESF Campo do Coelho - dia 10;

  • ESF Nova Suíça – dia 15;

  • ESF Amparo - dia 17;

  • Nas ESFs Olaria II (Rua Espírito Santo), Riograndina, São Geraldo e Olaria III (Amarelinho), além do Hospital Raul Sertã e Hospital Maternidade os testes já são feitos rotineiramente.

Quem deve fazer o teste

O teste rápido de HIV e sífilis não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como sexo desprotegido ou sofrido algum tipo de acidente biológico, faça o exame. Não precisa estar em jejum ou ter solicitação médica para os testes, apenas levar um documento com foto e cartão do SUS.

 

LEIA MAIS

Bares, por exemplo, não abrem mais na bandeira vermelha; já academias são liberadas a funcionar até na roxa

Novo decreto fecha bares, restaurante e clubes e restringe indústrias, comércio e pousadas na bandeira vermelha

Município registra total de 8.283 infectados desde o início da pandemia, com 250 mortes

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde