Uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) revelou que o Dia dos Pais deste ano, celebrado no próximo domingo, 11, deve movimentar R$ 247,04 milhões na economia fluminense, com gasto médio de R$ 153,28 por pessoa para compra de presentes para o papai. A pesquisa foi feita em julho com a participação de 981 consumidores da Região Metropolitana e municípios do interior do estado.
Dia dos Pais deste ano, celebrado no próximo domingo, 11, deve movimentar R$ 247,04 milhões na economia fluminense
Entre os produtos mais procurados pelos consultados estão roupas, com 45,7%; perfumes ou cosméticos, com 14,5%; calçados ou acessórios, com 12,9%; joias ou relógios, com 5,1%; smartphones, com 2,3%, livros ou e-books, com 0,5%; e televisão, com 0,5%. Cerca de 4,6% dos entrevistados devem dar mais de um presente. As lojas físicas seguem liderando na preferência dos consumidores, com 67,8%, seguidas pelas virtuais (19,8%) e os que pretendem comprar em ambas (10,4%).
Em Nova Friburgo, o comércio já está preparado para a data que costuma ser significativa para o setor no segundo semestre do ano, perdendo apenas para a Black Friday e o Natal. Muitas lojas especializadas em artigos masculinos já organizaram promoções e enfeitaram as vitrines para atrair os filhos ainda indecisos quanto aos presentes que pretendem comprar. Os comerciantes estão otimistas com a possibilidade de aumento nas vendas e nesta semana estão autorizados a manterem as lojas abertas até as 21h, até o próximo sábado, 10, para facilitar a compra de presentes para os pais. e entidades locais do setor.
A autorização é resultado de um acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e o dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. Para aderir ao acordo, o lojista precisa ter homologado o termo de adesão à convenção coletiva da categoria garantindo os benefícios garantidos por lei aos funcionários. O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, acentua que o termo de adesão regulamenta o funcionamento dosetor em datas especiais e protege os direitos trabalhistas dos comerciários.
“Como acontece com os feriados elencados na nossa convenção, o horário estendido necessita de assinatura do termo, que reitera o compromisso dos empresários com as garantias dos empregados”, explica ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Braulio salienta que a abertura em feriados e a ampliação do expediente são facultativas, mas demandam que as empresas sigam as normas previstas no instrumento coletivo. Ele indica que ambos os sindicatos, patronal e laboral, devem autenticar o termo de adesão. “A convenção exige um termo para cada feriado, enquanto um único documento abrange o período inteiro antecedente aos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças, Black Friday e Natal”, completa Braulio Rezende.
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