Dia do repórter fotográfico: quando uma imagem vale mais que mil palavras

Profissional captura e ilustra o que acontece, do cotidiano até acontecimentos e momentos importantes
quinta-feira, 02 de setembro de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
A
A "santa" capturada em um incêndio na mata por Henrique Pinheiro

Nos primórdios da imprensa, dois séculos atrás, os acontecimentos eram narrados ou escritos apenas pelo repórter que presenciou um fato. Em 1880, o Daily Herald, de Nova Iorque, inovou colocando a primeira imagem a circular num jornal. E muito mais do que simplesmente comprovar a notícia o veículo queria chamar a atenção do leitor.

A partir daí a fotografia adquiriu uma grande importância nas matérias jornalísticas, tanto para complementar a ideia do texto quanto para comprovar a veracidade dos fatos. Assim nasceu a profissão repórter fotográfico, que tem o seu dia comemorado nesta quinta-feira, 2.

Ao longo dos anos, o fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias, cuja relação se consolidou com o trabalho do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia (1853 a 1856). Ele é o profissional que consegue, com agilidade, registrar os acontecimentos principais e marcantes, através de imagens capturadas no exato momento do acontecimento. O que o identifica é sua atitude em relação à fotografia, que é o resultado final do seu trabalho. A imagem certa para que a informação, o interesse e o entretenimento seduzam o leitor. 

Mas, esse profissional não se restringe ao noticiário diário. Eles fotografam para revistas, jornais, portais de internet, entre outros meios de comunicação, e não raro se destacam por transmitir ao mundo imagens que não precisam sequer de uma palavra para ser compreendida: conseguem transmitir através das lentes de sua câmara, o que seu olhar sensível e técnica precisa, capturam.As imagens podem ser de assuntos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, e até mesmo registrando sentimentos. A imagem perfeita, não apenas para informar, mas também para nos cativar, surpreender. Portanto, é mais do que merecida uma data dedicada para homenageá-los.

Prata da casa

Aqui em A VOZ DA SERRA, temos um profissional que reúne todas essas habilidades: Henrique Pinheiro. Seja como repórter fotográfico, com seus ângulos e focos esclarecedores que enriquecem as reportagens, seja como um observador do cotidiano e da natureza, ele sempre surpreende. Autodidata, fez da fotografia um hobby, investiu como um amador e agora profissional, faz questão de manter o espírito de amador, que lhe serve de inspiração. 

Com seu olhar perspicaz de repórter, apurado ao longo de anos de íntima convivência com os colegas fotógrafos e jornalistas, Henrique Pinheiro é hoje um craque no ofício e parceiro indispensável da equipe da redação. E, além de se dedicar à cobertura fotográfica de nossas reportagens e ao tratamento de imagens, ele também chefia a gráfica do jornal, prezando pela qualidade de impressão de nossas edições.

Confira, na galeria abaixo, 30 cliques do nosso fotógrafo Henrique Pinheiro.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: