Dia de São Cristóvão é celebrado nesta segunda

Neste domingo teve missa e carreata à tarde, de Mury a Conselheiro Paulino
sexta-feira, 22 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Arquivo AVS
Foto: Arquivo AVS

A Igreja Católica celebra o Dia de São Cristóvão nesta segunda-feira, 25. O santo é padroeiro dos motoristas e viajantes e um dos mais populares do catolicismo. São Cristóvão tem uma paróquia dedicada a ele no distrito de Mury, na RJ-116, e neste sábado, 23, a festa e louvor ao padroeiro contará com missa às 19h e um arraiá, com apresentação do grupo “Meu Xodó” às 20h.

Já neste domingo, 24, tem missa às 15h e a tradicional carreata de São Cristóvão às 16h30, seguindo até o distrito de Conselheiro Paulino, retornando ao Centro, com parada em frente a Catedral de São João Batista onde será feita a distribuição das flores do carro-andor. Na segunda, 25, tem missa solene na igreja do padroeira às 19h; e caldo verde e doces às 20h30.

História do santo

O verdadeiro nome de São Cristóvão era Réprobo e por causa da forte musculatura trabalhava como guerreiro para o rei. Insatisfeito, teve o desejo de servir a alguém mais poderoso. Durante uma festa no reino, o guerreiro percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas cantadas citavam o demônio. Curioso, questionou o motivo daquela atitude e o rei respondeu que aquele símbolo era uma proteção contra a presença da força do mal.

Réprobo, então, entendeu que o demônio era mais poderoso que o rei e, por isso, saiu em busca do demônio até que o encontrou. Quando o demônio viu uma cruz, rapidamente fugiu dela. Ele descobriu que o mestre era Jesus Cristo e, para encontrá-lo, pediu um conselho a um eremita e sábio que o orientou a ficar à beira de um rio, para ajudar a travessia das pessoas.

O guerreiro ajudou passando pessoa por pessoa por um rio em seus ombros. Em uma noite de tempestade, um menino apareceu pedindo para ajudá-lo a passar. Ao final do percurso, o menino revelou a identidade; era Jesus. Com isso, o santo provou que, independentemente da dificuldade, sempre serviria a Jesus. Por esse motivo, ficou conhecido como "portador de Cristo" e passou a se chamar São Cristóvão, tornando-se o padroeiro dos motoristas e viajantes.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: