Em 29 de agosto celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Tabaco e a campanha nacional deste ano tem como tema “Tabagismo: os danos para a gestante e para o bebê”. O objetivo é alertar a população quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais, causados pelo tabaco, um dos principais responsáveis por casos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabaco também é responsável por 90% das mortes causadas por câncer de pulmão no Brasil. Em Nova Friburgo diversas ações serão desenvolvidas nesta quinta-feira, para conscientizar a população sobre os perigos do hábito de fumar.
O evento acontecerá na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 14h, com orientações de profissionais de saúde sobre como combater e tratar o vício de fumar. O município conta com o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde. Para adesão ao programa o usuário deve se direcionar à unidade de saúde de referência do seu bairro e se inscrever na lista de espera e aguardar o contato para iniciar um grupo.
“O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (PSCT) é um documento oficial do SUS que estabelece os critérios para o diagnóstico do tabagismo, o tratamento, o uso de medicamentos e outros insumos apropriados, o acompanhamento e também trata dos resultados terapêuticos. O número de pacientes atendidos varia de acordo com procura, no 1º quadrimestre deste ano foram atendidos em média 70 usuários “, explica Anielle Oliveria, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tabagismo de Nova Friburgo.
Ela enfatiza ainda que a procura pelo programa tem sido constante e com boa adesão e que “os resultados do tabagismo variam desde aquele paciente que fumava 40 cigarros por dia e reduz para cinco até o final do tratamento, à aquele que realmente consegue cessar. No geral, o impacto na vida dos usuários é crescente e satisfatório. A luta é diária, mas continuamos insistindo que desistir não é opção. Aquele que no final do tratamento não conseguir cessar, será convidado a reiniciar o tratamento até que o objetivo final seja alcançado”, complementa.
Onde procurar ajuda
- Postos de saúde Ariosto Bento de Melo (Cordoeira) e Tunney Kassuga (Olaria)
- Unopar: Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, Centro.
- CAPS III: Rua Padre Roberto Saboia de Medeiros, 24, Paissundu.
- Residência Terapêutica: Rua Espírito Santo, 9, Bela Vista.
- Estratégias de Saúde da Família (ESFs): Campo do Coelho, Centenário, Conquista, Cordoeira, Lumiar, Mury, Olaria I e II, Nova Suíça, Rio Bonito, Riograndina, São Lourenço, Stucky, Terra Nova e Vargem Grande.
Deixe o seu comentário