Depois de um ano tenebroso, as cores de 2021 serão o cinza "Ultimate Gray" e o amarelo "Iluminating", anunciou a Pantone nesta terça-feira, 9. Para quem não sabe, a Pantone Color Institute é a principal empresa de cores no mundo e seu sistema hoje, reconhecido mundialmente, é o padrão usado nas indústrias gráfica e têxtil para especificação e controle das cores.
A empresa americana de consultoria de cores escolhe anualmente a cor que deve ser tendência no ano em moda, design e cultura. Para o próximo ano, a tonalidade específica na cartela da Pantone serão a 17-5104 (Ultimate Gray) e a 13-0647 (Illuminating).
A seleção de duas cores para representar um ano é incomum. Esta é a segunda vez que isso acontece desde que a empresa iniciou a tradição, em 2000. A primeira foi em 2015, quando as cores escolhidas para representar 2016 foram Rose Quartz (um tom rosado) e Serenity (um tom de azul).
Segundo Laurie Pressman, vice-presidente da empresa, “nenhuma cor individual poderia transmitir o significado deste momento. Todos percebemos que não podemos continuar sozinhos, e temos uma melhor compreensão de como precisamos uns dos outros, de suporte emocional e de esperança”. Por isso a decisão de escolher duas cores independentes que se complementam, expressando "força e positividade".
Cores são novas no catálogo
As cores de 2021 são novas no catálogo da Pantone: foram adicionadas no início deste ano. Segundo a empresa, Ultimate Gray é um cinza “neutro, sólido, que representa sabedoria, inteligência e construção". A cor também é uma referência ao ano “cinzento” de 2020, marcado por uma pandemia de proporções históricas que mudou nossas vidas de diversas formas. Já o Illuminating é um tom de amarelo que representa a luz do sol e a esperança de dias melhores. “É uma combinação que nos incentiva a ir adiante”, resumiu Laurie.
Em 2020, a cor escolhida com antecedência para este ano que se revelou tenebroso foi a "Classic Blue", que fazia referência ao céu ao entardecer.
Como é feita a escolha
As cores de 2021 foram escolhidas em duas reuniões secretas, com a presença de representantes de grupos de padronização de cores de vários países. A decisão é feita após dois dias de deliberações e palestras, e a escolha está sempre conectada a uma representação do momento pelo qual o mundo está passando.
A cor vencedora acaba ditando tendências e será usada ao longo do ano em roupas, carros, utensílios domésticos e publicidade.
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