Dentista instala por conta própria mais bibliotecas em pontos de ônibus

Para incentivar leitura, ação que começou em 2017 agora tem oito bibliotecas espalhadas no Cônego, Olaria e Centro
sábado, 18 de abril de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto:divulgação)
(Foto:divulgação)

Em setembro de 2017, o dentista Júlio Aguiar, morador do bairro Cônego, seguiu uma corrente do bem, iniciada no bairro Parque Maria Teresa e produziu duas bibliotecas comunitárias com recursos próprios. São estantes de madeira que foram fixadas em dois pontos de ônibus do bairro nos quais a população pode depositar e retirar livros gratuitamente. Esta semana o dentista iniciou a instalação de mais bibliotecas no Cônego, Olaria e Centro. O objetivo continua o mesmo: incentivar a leitura por pessoas de todas as idades e condições sociais.

“Um amigo me chamou atenção para pedir autorização da Prefeitura de Nova Friburgo. Na época fiquei surpreso, pois não sabia que seria necessário. Segui seu conselho e fui à prefeitura protocolar meu pedido. Após aproximadamente um ano ele foi autorizado, bem num momento que ficou mais difícil para eu realizar, pois assumi outros compromissos. O projeto acabou ficou em stand by aguardando meu tempo disponível. Algo alcançado justamente neste momento de pandemia do coronavírus”, explicou Júlio.

“Produzi mais sete bibliotecas e na semana passada instalei seis, restando uma pois queria achar um ponto de ônibus mais distante, mas com as mesmas características dos anteriores para a qual ela foi projetada. O ponto de ônibus deve ter duas colunas separadas por uma distância de no mínimo 50 centímetros e no máximo 51 centímetros. Estou aceitando sugestões. O projeto é um sucesso. Desde que instalei a primeira, em 2017, ela nunca ficou totalmente vazia e sempre com os títulos sendo atualizados, o que mostra que a população que passa por ali leva e deixa livros, fazendo esta movimentação” comemorou.

Apesar do sucesso, Júlio afirmou que o comportamento de poucas pessoas deixou a desejar e foi de encontro à proposta da biblioteca. “Eu também gostaria de pedir para que as pessoas pegassem apenas o que vão ler, recebi um relato que tem um pessoa pegando todos os livros que são colocados. Infelizmente existe gente egoísta e com caráter duvidoso. Peço a todos os friburguenses que procurem em suas casas livros que não tem mais função e os coloquem nos pontos em que as bibliotecas estão instaladas”.

Pontos com bibliotecas

  1. Biblioteca Primeira: Rua Dom João VI, 487-339 - Cônego
  2. Biblioteca Igreja – Rua Grenecillo Luciano Borges, 17 - casa 3 - Cônego
  3. Biblioteca Cascatinha – Rua Avelino Frotté, 87-1 – Cascatinha
  4.  Biblioteca Cozi – Rua Dom João VI, 1184-1336 - Cônego
  5. Biblioteca Pavilhão – Rua Romão Aguilera Campos, 796-832 - Olaria
  6. Biblioteca Olaria – R. Júlio Antônio Thurler, 289-243 - Olaria
  7. Biblioteca Torrington – Av. Conselheiro Julius Arp, 395-373 - Centro
  8. Biblioteca Guinle – Av. Conselheiro Julius Arp - Centro

 

Foto da galeria

LEIA MAIS

Principal objetivo na realização do projeto é ajudar no processo de organização do acervo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra