Dengue: Vacinas perto do vencimento podem ser aplicadas em pessoas de até 59 anos.

Em Nova Friburgo, campanha continua somente para crianças e jovens de 10 a 14 anos, já que estoque tem validade até o fim do ano
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

As vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS) - crianças e jovens, de 10 a 14 anos - e poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação. A escolha dessa faixa etária se deve ao maior número de internações provocadas por dengue ser de pacientes entre 10 e 14 anos.

A recomendação está em nota técnica do Ministério da Saúde emitida, na semana passada, para todos os governos estaduais e prefeituras. O objetivo é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à toda a população, ampliando a proteção contra a doença.

Agora as doses com um prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra a dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos. Já para as vacinas que completarem um mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade. 

De acordo com o Ministério, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. Além disso, a pasta deve ser devidamente informada pelos governos estaduais sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação. Todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.

Em Nova Friburgo, a prefeitura informou nesta segunda-feira, 17, que, no município, não haverá ampliação da faixa etária para vacinação, pois a Secretaria Municipal de Saúde possui estoques de doses do imunizante contra dengue com validades até setembro e novembro. No último mutirão de vacinação Dia D realizado no último dia 8 em cinco postos de saúde , foram aplicadas 652 doses da vacina japonesa Q-denga. A vacinação continua sendo oferecida de segunda a sexta, nos postos de saúde do Suspiro, Olaria, Cordoeira, São Geraldo e Conselheiro Paulino.  

Busca ativa

Para completar o esquema vacinal, é preciso tomar duas doses da vacina, o que garante a imunização completa. Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, 6,5 milhões de doses foram enviadas aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes. Aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose. O ministério recomenda que estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.

Vacina

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacinação no país teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, vem sendo ampliada, chegando atualmente a 1.921 municípios, de acordo com o Ministério da Saúde. (Com informações da Agência Brasil

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: