Decreto altera expediente nas repartições estaduais nos dias de jogos do Brasil

Em Nova Friburgo, prefeitura ainda não se posicionou sobre prováveis alterações
quarta-feira, 09 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Os servidores do Governo do Estado do Rio de Janeiro terão o expediente nas repartições alterado nos dias que a Seleção Brasileira tiver partidas na Copa do Mundo. O governador Cláudio Castro (PL) publicou no Diário Oficial do Estado um decreto determinando como será o funcionamento das repartições nos dias de jogos do Brasil. O horário de trabalho dos servidores nesses dias será reduzido para os serviços não essenciais.

De acordo com o decreto estadual, no próximo dia 24, uma quinta-feira, quando o Brasil estreará no Mundial contra a Sérvia, às 16h, o expediente nas repartições será das 8h às 12h. No dia 28, uma segunda-feira, dia do jogo Brasil x Suíça, às 13h, o funcionamento das repartições será das 8h às 11h. Já no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, quando a Seleção brasileira enfrentará  Camarões, às 16h, o funcionalismo estadual trabalhará das 8h às 12h.

“É impossível ficar indiferente à Seleção Brasileira durante uma Copa do Mundo. Não vamos deixar de atender quem precisa. Ninguém vai ficar sem os serviços, principalmente os essenciais como segurança pública, Saúde, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, por exemplo. Tenho certeza que a torcida pé quente de todo o estado do Rio trará muita energia positiva e vibração para a nossa Seleção no Catar”, afirmou o governador Cláudio Castro.

O decreto vale para os jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. Nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, o expediente também será normal, seguindo as orientações dos

chefes de cada setor. Durante os dias de jogos, os órgãos ligados à segurança terão reforço nos seus planejamentos. No caso de serviços essenciais, como a Segurança Pública, Saúde, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o expediente será normal. 

A Prefeitura de Nova Friburgo ainda não se manifestou sobre como pretende ajustar o expediente nas repartições municipais nos dias de jogos do Brasil na Copa, assim como as entidades empresariais e do comércio local.   

Ponto facultativo 

Independentemente da Copa do Mundo, os servidores municipais de Nova Friburgo já terão uma folga garantida neste mês. Através de uma publicação no Diário Oficial Eletrônico, o prefeito Johnny Maycon decrtetou ponto facultativo na próxima segunda-feira, 14, véspera do feriado da Proclamação da República (15 de novembro), com isso os servidores poderão prolongar o próximo fim de semana, obtendo uma folga de quatro dias. 

Com o ponto facultativo, a prefeitura e as demais repartições municipais não terão expediente, assim como os postos de saúde e unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) não funcionarão. A medida não se aplica aos serviços de emergência que terão expediente normal, com equipes trabalhando em sistema de plantões, como os setores de urgência do Hospital Municipal Raul Sertã, UPA, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, além do setor de controle e fiscalização de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: