As danças mais populares no mundo

sexta-feira, 29 de abril de 2022
por Por Roger de Souza*
As danças mais populares no mundo

Os tratados sobre dança surgiram a partir do século 16. Cada país europeu criou suas próprias danças. Primeiro eram coletivas, depois foram adaptadas aos pares. No século 19 começaram a aparecer danças mais sensuais, como o maxixe e o tango. Assim como vários outros aspectos culturais, a dança foi se transformando na proporção em que os povos foram se misturando. Confira:

 

Salsa (Cuba)

A música hoje chamada salsa é uma mistura de ritmos afro-caribenhos, tais como o ‘son montuno’, o mambo e a rumba cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa tem origem cubana, por volta dos anos 1960, sendo uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950.

 

Ballet (Itália)

Balé ou Ballet  é um dos estilos de danças mais praticados no mundo, originária da Itália renascentista no século 15. Evoluiu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como dança de música clássica, de concertos.

 

Break Dance (EUA)

O breakdance é um estilo de dança de rua da cultura Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970, em Nova York.

 

Dança do Ventre (Egito)

A dança do ventre também está entre as danças mais praticadas no mundo. A história mais aceita diz que tem origem no Egito Antigo, em rituais, cultos religiosos, onde as mulheres dançavam em reverência a deusas. Com movimentações ondulatórias e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade e celebravam a vida.

 

Yangko (China)

Uma das danças mais praticadas na China, baseada na cultura chinesa, permanece como uma das mais populares no país. Ao se movimentar, deve-se balançar o corpo em determinado ritmo, com os quadris e a cintura usados para conduzir os pés no ritmo da música. É praticada há mais de 1.000 anos.

 

Sapateado (Irlanda)

Sapateado é um estilo de dança, de origem irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés.

 

Samba (Brasil)

O samba é um gênero musical oriundo do Rio de Janeiro. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, deriva do samba de roda, um tipo de dança de raízes africanas nascido na Bahia, região nordeste do país. Embora o samba tenha perdido espaço no número de adeptos nos últimos anos, principalmente para estilos como sertanejo universitário e forró, ainda assim é o tipo de dança brasileiro que predomina e o mais conhecido no exterior.

 

Tango (Argentina)

O tango é um estilo musical e uma dança de casal. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, “o tango é um pensamento triste que se pode dançar”.

 

Zumba (Colômbia)

Criada por acaso pelo colombiano Beto Perez no final dos anos 90 em Miami, nos Estados Unidos. Momentos antes de iniciar uma aula de ginástica localizada, o professor havia esquecido o CD de músicas e improvisou uma coreografia de dança usando ritmos latinos. Era a zumba!

 

Zouk (Caribe)

O ritmo zouk teve origem nas ilhas caribenhas de colonização francesa, criado pelo grupo Kassav, que misturou ritmos e estilos musicais como o calipso e a makossa. O nome zouk vem do dialeto Crioulo do Haiti (mistura do francês com línguas africanas) traduzida como “festa”.

(Fonte: https://www.mundodadanca.art.br/)

 

Mostra itinerante em Friburgo  celebra o Dia Internacional da Dança

A Secretaria Municipal de Cultura e a Setorial de Dança (SDNF) promovem uma mostra itinerante de dança para comemorar o Dia Internacional da Dança, com apresentação na Praça Levy Ayres Brust, no distrito de Lumiar, e neste sábado, 30, às 14h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro. 

O evento, gratuito, oferece 24 apresentações e performances artísticas, como balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança cigana, dança flamenca, entre outras modalidades. Outras informações pelo perfil do Instagram @setorialdedanca.nf. Dúvidas e orientações podem ser enviadas ao e-mail setorialdedancanf@gmail.com.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: