Cultura: tema da 7ª pergunta da sabatina do AVS com os 16 candidatos a prefeito

Quais medidas concretas o eleitor pode esperar de sua administração para o resgate cultural e o fomento a novas práticas?
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Cultura: tema da 7ª pergunta da sabatina do AVS com os 16 candidatos a prefeito

O conceito de cultura vai muito além das manifestações artísticas, e engloba também tradições, visão de mundo, forma de se expressar, eventos, e até mesmo a noção de identidade e a autoestima de um povo. Considerando a riqueza histórica da cultura friburguense, quais as medidas concretas que o eleitor pode esperar de sua administração para o resgate cultural, e também de fomento a novas práticas que não apenas mirem no passado, mas ajudem a ampliar este arcabouço cultural com contribuições inovadoras, criativas e atuais?

 

Alexandre Cruz

“A cultura faz parte da formação do ser. E é na infância que começamos a desenvolver o imaginário de todos. A Oficina Escola de Artes, que oferecia cursos das mais diversas modalidades artísticas às crianças e adolescentes de escolas públicas, já não funciona da mesma forma. Vamos voltar com a Oficina Escola de Artes em pleno vapor. É preciso conhecer nossa história para valorizá-la. Temos uma história linda. Somos a única cidade do Brasil criada por decreto real de D.João VI. Nova Friburgo está localizada exatamente no centro do estado. O ponto geodésico fica na Praça Getúlio Vargas. Muitos não sabem dessas e outras peculiaridades da nossa história, que vai ser matéria obrigatória nas nossas escolas. Temos um acervo histórico enorme, na Fundação D. João VI, que será aberto à população. O Centro de Artes, que já foi palco da efervescência cultural e, hoje, encontra-se fechado, vai ser reaberto. Faremos, do trecho entre o prédio da Energisa e o do antigo fórum, um corredor cultural. E, para a cultura chegar a todos, criaremos a Caravana Cultural, que levará artes aos bairros e distritos, com apresentações de nossos artistas friburguenses.”

 

André Montechiari

“ ‘Deixo a saudade vazia, sem medo traço meus lemas, vou fazer a travessia na floração de poemas!’ Ao falar de cultura, eu fico emocionado. Cresci apreciando as obras de minha avó, Dirce Montechiari. Sua arte e sua sensibilidade eram como luz na escuridão. Nova Friburgo tem cuidado muito mal da sua cultura, do seu patrimônio histórico e dos seus artistas. Exemplo disso é o Centro de Artes, fechado desde 2011. Tenho feito poucas promessas ao longo desta campanha, mas um compromisso assumo: reinaugurar, em dez dias, o Centro de Arte. Aquele pequeno porão, onde passei ótimos momentos da minha juventude, não pode continuar fechado. Ele é o berço cultural de Nova Friburgo. Vamos levar a nossa cultura e história para as escolas, associações, escolas de samba e comunidades. Vamos estruturar os pontos de cultura, dotar a Fundação D. João VI da estrutura necessária para o exercício de suas importantes funções, valorizar o Carnaval como importante instrumento cultural de nosso povo, resgatar as bandas marciais, fomentar as novas manifestações culturais, valorizar os nossos artistas, construir o Museu da História de Nova Friburgo e valorizar as nossas colônias.”

 

Arthur Mattar

“Vamos criar e preservar espaços, equipamentos e infraestruturas, eventualmente de multi utilização, onde as expressões culturais e criativas fiquem acessíveis a diferentes e variados públicos. Por isso vamos reabrir o Centro de Arte; vamos estabelecer, no início do ano, um calendário oficial de eventos; vamos criar o Museu Histórico de Nova Friburgo e o da Imigração; vamos revitalizar monumentos, praças, teatros, bibliotecas; vamos ainda recuperar o “Cine Theatro de Amparo”; vamos fortalecer parcerias e convênios com outras instituições para promoção de programas, projetos e ações voltadas à cultura inclusiva proporcionando que pessoas com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência mental ou física, autismo, entre outras situações, tenham acesso aos bens, produtos e serviços da cultura, dentro dos princípios de respeito e igualdade; vamos incentivar o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Cultura; vamos promover programas e ações que assegurem o acesso aos bens, serviços e produtos da cultura e a liberdade de expressão de grupos minoritários e comunidades em situações de exclusão social ou de vulnerabilidade ou ainda que envolvam questões de gênero, orientação sexual e etnia.”

 

Cacau Rezende

“A questão da identidade cultural pode tocar, inclusive, na questão econômica, pois esta imagem favorece o turismo, por exemplo.  Nossos espaços públicos sofrem um processo de decadência em relação aos patrimônios históricos e culturais. Há uma necessidade de revitalização destes espaços, de resgate da dimensão humana. Galerias de arte, ruas e praças animadas e cheias de gente, permitem mais trocas afetivas, de negócios e promovem a criatividade e a inovação.  O Centro de Artes é um exemplo simbólico para a cultura friburguense. Mas é preciso compreender que a cultura não está circunscrita a um lugar específico. Olhar a cultura de rua, o artista que leva a sua arte a toda parte. Deduzir do imposto municipal do empresário que contratar shows, exposições e peças. A ideia é empoderar a classe artística transformando o Conselho Municipal de Cultura em órgão deliberativo. Quem definirá as prioridades são aqueles que fazem a cultura no dia a dia. Na questão da identidade cultural, somente quando formos capazes de respeitar e valorizar nossa própria história é que teremos condições de fazer progredir Nova Friburgo. Encontrar um caminho para o nosso futuro é também redescobrir o nosso passado.”

 

Cláudio Damião

“A primeira medida será devolver o Centro de Arte para os artistas e para a população. Sou autor da Lei Cultura Viva Municipal, cujo objetivo é apoiar as diversas manifestações artísticas e culturais. Proveremos com recursos o Fundo Municipal de Cultura. Participei do Conselho Municipal de Cultura, sei da sua importância. No nosso governo o Conselho será respeitado. Garantiremos o financiamento para o desenvolvimento da cultura apoiando e fortalecendo o Plano Municipal de Cultura. Criaremos o núcleo técnico de Políticas Culturais e Elaboração e Produção de Projetos para oferecer suporte e assessoria aos interessados em participar de editais e leis de incentivo. Ampliaremos e fortaleceremos as atividades da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, através da oferta do ensino público de arte a crianças e jovens oriundos das famílias de baixa renda, bolsistas da rede privada de ensino, e pessoas com deficiência. Valorizaremos e promoveremos a diversidade cultural, em ação conjunta das secretarias de Cultura, de Educação e de Comunicação, para disseminar e divulgar as produções culturais dos diversos grupos sociais locais. Promoveremos a economia da cultura e a economia criativa.”

 

Delegada Danielle Bessa

“Nova Friburgo tem um patrimônio cultural imenso que está abandonado, muito mal explorado e pouco divulgado. São todos os bens que representam a memória e a identidade cultural dos grupos que formam a nossa sociedade. A conservação do patrimônio cultural tem que ser de máximo interesse público, visto que ele representa a história dos friburguenses. A cidade é um centro da cultura e o município precisa ser o ator principal no apoio da cultura local. Nas primeiras semanas do meu governo teremos um diagnóstico sobre a realidade cultural local e vamos definir com precisão as potencialidades culturais no município e as dificuldades que podemos enfrentar para sua exploração. A partir desse estudo, vamos planejar os melhores caminhos para a valorização do nosso patrimônio cultural e valorização do cidadão friburguense que vive da arte e da cultura. Vou dar muita atenção às crianças. Quero incentivar visitas na Fundação Dom João VI, Biblioteca Municipal e Teatro Municipal e, ainda, criar um calendário de apresentações das nossas bandas centenárias Euterpe Friburguense e Campesina Friburguense em escolas municipais. Acompanhe: https://delegadadaniellebessa.com.br/nossas-propostas/

 

Dr. Luis Fernando

“Nova Friburgo possui uma das histórias mais ricas e interessantes de todo o Rio de Janeiro e a cultura dos colonos está fortemente ligada à vida local. Vamos estimular a divulgação qualificada de aspectos culturais dos povos fundadores e revitalizar a Praça das Colônias. Divulgar a cidade de modo a que o turista se sinta na Europa sem sair do Estado. Aqui ele poderá desfrutar da culinária, dança e artesanato de diversos países, com nossa hospitalidade e em português! Vamos criar e estimular eventos culturais (música, literatura e dança, por exemplo) que fortalecerão laços locais e atrairão turistas. O artesanato local é variadíssimo, sustentável e de alta qualidade, merece estar mais próximo ao centro para que todos tenham acesso e possam se encantar. O comércio e a exposição de artesanato para venda devem estar disponíveis todos os fins de semana. Nossa cidade possui um dos melhores teatros de toda a região, com um anfiteatro onde o público fica ao ar livre, essencial em tempos pós-pandemia, de reabertura lenta e gradual dos equipamentos culturais. Vamos revitalizar esses equipamentos e manter uma programação permanente, com atrações locais e externas de música, teatro e dança.”

 

Hugo Moreno

“Friburgo Operária suplantará a Doutrina da Ordem Urbana e empreenderá a formação humanística da Guarda Municipal, voltada à promoção da cultura. Assumirá a defesa dos artistas de rua, cujo ofício público será garantido e estimulado. As manifestações populares receberão justa subvenção, atrelada ao custo operacional e reajustável ao longo do tempo em patamares definidos pelo conselho popular. O Fundo de Cultura contará com gestão democrática e participativa, com obrigatória reversão de valores à cultura popular e aos artistas independentes e de rua. Os equipamentos culturais serão abertos às manifestações populares, que contarão com isenção fiscal para o devido uso. O Centro de Arte será reativado e assim como o Teatro Municipal, direcionado aos artistas independentes. Será implementada a “Fábrica de Cultura”, área multiuso adequada a atividades de grande público e integrada ao sistema de mobilidade urbana, com a disponibilização de espaço para a instalação dos barracões das escolas de samba. Na Friburgo Operária, o povo pobre e excluído terá, literalmente, voz por meio do apoio incondicional às manifestações populares de rua. Afinal, “a gente quer comida, diversão e arte” (Titãs).

 

Johnny Maycon

“Na nossa gestão vamos valorizar, estimular e investir nos artistas friburguenses e resgatar os valores históricos de nossa cultura. Para isso, cadastraremos todos os friburguenses que promovem cultura em Nova Friburgo e buscaremos parcerias com os mesmos a fim de desenvolver projetos nas unidades educacionais, nas praças e comunidades. Também buscaremos parcerias com a iniciativa privada para financiar talentos friburguenses a fim dos mesmos realizarem apresentações nos espaços públicos e particulares. Desenvolveremos projetos que visem ampliar a promoção da cultura nos equipamentos públicos como teatro, anfiteatro e outros. Instituiremos o calendário anual de atividades culturais com a participação do Conselho Municipal de Cultura. Articularemos uma rede de cultura e arte com a criação de novos espaços culturais nos bairros e fomentaremos a produção e o consumo de bens culturais em toda a cidade. Vamos aumentar gradativamente o orçamento para investimento direto em cultura para garantir as condições financeiras de programas consistentes e relevantes, pois a cultura é formadora de cidadania e base do desenvolvimento sustentável para todos os friburguenses.”

 

Juvenal Condack

“Para o resgate cultural de Nova Friburgo precisamos valorizar a riquíssima tradição gastronômica, musical e costumes de nossos colonizadores, incentivando artistas locais e realizando eventos públicos alinhados com o setor de turismo. Com base no Plano Mais, vamos criar um calendário anual de eventos, com atividades voltadas para a Praça do Suspiro, Centro de Arte e Teatro Municipal Laercio Ventura.

Vamos reabrir a Praça das Colônias, colocar o anfiteatro para funcionar, construir um moderno Centro de Artes no terreno anexo à Praça do Suspiro e disponibilizar espaços estilizados e padronizados para os artistas locais. Os prédios do entorno receberão iluminação especial e a Fonte da Saudade, do Ciúme e do Amor vai se transformar na fonte da cultura, orgulho e riqueza do povo friburguense. Para os distritos, o Plano Mais prevê revitalizar a Rua Antônio Lugon, em Amparo, com seu Cine Teatro, e estilizar Mury como uma vila suíça-alemã.  Vamos promover e colocar nas ruas e praças as centenárias bandas Campesina, Euterpe Friburguense e Lumiarense, além de cuidar de prédios históricos do centro da cidade, como o antigo fórum e a Fundação D. João VI.”

 

Lucidarlen Novaes

“Nova Friburgo é tradicionalmente um grande celeiro de talentos culturais. Nosso governo terá o compromisso com os profissionais que desempenham trabalhos e projetos culturais, principalmente com crianças e adolescentes. Planejaremos dentro do nosso orçamento e de acordo com os decretos e resoluções criadas no período da pandemia e pós pandemia, cumprir com nosso calendário cultural. Promoveremos encontros, oficinas, workshops na área de dança, teatro, música, artes plásticas. Incentivar feiras de artes juntamente com as escolas municipais. Essas e outras propostas você pode acompanhar em nosso plano de governo, disponível no site do TSE.”

 

Mariozam da Rádio

“Em nossa proposta, a prefeitura vai apoiar e incentivar a valorização da criação de projetos inovadores em parceria com a iniciativa privada para políticas que fortaleçam as atividades culturais em Nova Friburgo. Primeiramente, identificar todas as manifestações culturais existentes na cidade tendo o conhecimento da diversidade da linguagem cultural de cada distrito relacionadas a dança, gastronomia, teatro, oficinas de teatro, literatura, artesanato, música, bandas, contação de histórias, a história da cidade e bairros, a arte circense e tantas outras que se apresentam na cidade. Democratizar o acesso à cultura levando projetos culturais para as escolas. Quantos jovens e crianças nunca foram a uma apresentação teatral, ao cinema? Desenvolver na população o gosto pela cultura desde cedo. A retomada do projeto Arte na Praça, onde as bandas centenárias Campesina e Euterpe e a banda Euterpe Lumiarense se apresentarão, a volta do concurso de fanfarras e outras apresentações culturais, assim como o acesso do povo ao Teatro Municipal; a retomada também do Porão da Arte e a valorização da Praça das Colônias, oportunizando o conhecimento dos colonizadores de nossa cidade.”

 

Renato Bravo

“O caminho à Cultura é o fomento crescente a políticas públicas de geração de oportunidades aos artistas e a valorização do patrimônio cultural, aproximando-a à Educação, decisiva para fortalecer expressões e novos talentos. O setor foi seriamente afetado pela pandemia e retomaremos eventos, equipamentos culturais, pontos de cultura, salas de leitura, biblioteca e a Oficina Escola de Artes. A Secretaria de Cultura, Conselho de Política Cultural e o Fundo de Cultura promoveram o evento ConectArte durante a pandemia, com apresentações on-line de artistas. O edital teve 90 projetos aprovados, cada um recebeu R$ 1 mil. O Mapeamento Cultural para inscrição na Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio emergencial à cultura, teve 357 inscrições: para trabalhadores da área, coletivos, instituições e pontos culturais. A cultura pós-pandemia terá agenda nos bairros e distritos, com produções da arte e cultura locais. O Porão de Arte já teve projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros para reforma/adequação, e licitação já iniciada. Vejam que, mesmo com equipamentos fechados, não paramos de trabalhar e nos adequar à realidade, com o firme propósito de encontrar caminhos para valorizar nossos artistas e espaços culturais.”

 

Sérgio Louback

“Nova Friburgo possui um patrimônio histórico cultural imenso. No entanto, essas riquezas precisam estar acessíveis além dos livros, para que façam parte do nosso dia a dia. Em meu governo, quero que tenhamos orgulho do que temos e de quem somos. Creio que precisemos evocar no povo friburguense esse sentimento: democrático, não imposto. Um amor por conhecimento e reconhecimento de quem somos, friburguenses! Um povo formado por gente forte. Colonizadores que, escrevendo sua própria história, nos possibilitaram um presente livre e capaz na condução do futuro. Promoveremos um "calendário de eventos turísticos" para organizar e divulgar festividades tradicionais locais.  Vamos criar o "Museu Municipal de Nova Friburgo", incluir nos bairros o CEC - Centro de Esporte e Cultura, onde ofereceremos, gratuitamente, diversas práticas esportivas e culturais para crianças e adolescentes, implementando o turno integral. Apoiaremos iniciativas como festivais de cinema, música e afins por meio da lei de incentivo fiscal, democratizaremos o Teatro Municipal, e muitas outras propostas de lazer e cultura se encontram em meu site. Acessem: sergiolouback.com.br e acompanhem de perto.”

 

Silvia Faltz

“O PT considera a Cultura um aspecto indissociável da construção da cidadania e da democracia. Já demonstramos isso quando governamos o Brasil. Vamos valorizar o Sistema Municipal de Cultura (Plano, Fundo, Conferência e Conselho). Muita participação popular nas definições de prioridades. Garantir a diversidade das manifestações culturais do nosso povo, das festas religiosas, como a Folia de Reis, passando pelo Carnaval, a um calendário de eventos culturais, como shows, feiras, exposições, festas, prêmios e concursos, não apenas no Centro mas em todos os distritos, com foco em música, literatura, poesia, folclore, teatro, cinema e vídeo, artes plásticas e dança. Programa de Incentivo à Leitura. Fortalecimento da rede local de cine-clubes e de Pontos de Cultura. Atividades com foco na cultura negra. Atualizar o cadastro cultural da cidade (artistas, produtores culturais, técnicos). Políticas inclusivas e afirmativas. Políticas públicas que articulem cultura e educação, cultura e turismo, cultura e arte. Desburocratizar a facilitar o acesso ao Teatro Municipal. Fazer da cadeia produtiva da cultura uma fonte de geração de emprego e renda. Vamos fazer de Nova Friburgo uma cidade que respira cultura, conhecimento e arte!”

 

Wanderson Nogueira

“A política cultural proposta em nosso plano leva em consideração a dimensão simbólica, relacionada às expressões artísticas; a dimensão cidadã, associada aos direitos culturais e aos aspectos do desenvolvimento humano e social; e a dimensão econômica, geradora de emprego e renda. Assim, nosso foco principal é estimular o fazer cultural da população friburguense, de modo que seja resgatada a autoestima e identidade de nosso povo, por meio da construção de um calendário de eventos que abranja tanto artistas friburguenses quanto manifestações tradicionais e divulgá-lo de forma eficiente com o uso da tecnologia; bem como da promoção de circuitos culturais e turísticos, com a integração do patrimônio cultural e eventos culturais; da construção da Casa da Criatividade com o objetivo de integrar equipamentos culturais (teatro, biblioteca, galeria), a Oficina Escola de Artes e um espaço de sociabilidade para jovens e artistas; a revitalização dos espaços culturais como o anfiteatro, o Centro de Arte e outros, e manutenção dos equipamentos já existentes, da democratização e transparência do uso dos espaços públicos, criação de editais e prêmios para fazedores culturais.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições