Cresce o uso de Pix para pagar dívidas e cai o volume de boletos

Aumentou em 40% o número de acordos fechados pela modalidade de pagamento instantânea, reduzindo espaços dos tradicionais boletos
sexta-feira, 14 de abril de 2023
por Ana Borges ana.borges@avozdaserra.com.br
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Cada vez mais utilizado na hora de fazer compras, o Pix tem conquistado os brasileiros também no pagamento de dívidas. Levantamento da plataforma de renegociação de dívidas Serasa Limpa Nome mostra a tendência de crescimento no volume de acordos fechados por Pix. Desde que a modalidade de pagamento instantânea foi integrada ao ecossistema da empresa, em março de 2022, o volume de acordos negociados por essa forma de pagamento já soma mais de 3,3 milhões, facilitando a vida de mais de 2,4 milhões de brasileiros.  

“O crescimento expressivo não apenas confirma a preferência dos brasileiros por essa modalidade como mostra a urgência pelo acesso ao crédito no país”
Dados relativos a março revelam que o Pix já representa 20% do total de pagamentos, mordendo uma fatia considerável dos tradicionais boletos bancários, documento que virou sinônimo de dívida. Em novembro do ano passado, quando a Serasa realizou um Feirão Limpa Nome, o volume de Pix representava 6% do total de acordos. Em dezembro o número subiu para 18%. Março registrou um crescimento de 40% nos acordos fechados por Pix em relação ao mês anterior. 

“O crescimento expressivo não apenas confirma a preferência dos brasileiros por essa modalidade como mostra a urgência pelo acesso ao crédito no país”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. Ao fazer o pagamento dos acordos via Pix, os consumidores têm a baixa da negativação instantânea.

“Com as dívidas quitadas, é possível solicitar o Extrato Serasa, comprovando que não há mais débitos pendentes no cadastro da empresa”, reforça Maciel. Esse extrato pode ser acessado no site e no aplicativo da empresa. 

 

“Limpa Nome” impulsionou o Pix 

Em março, na edição extraordinária do Feirão Limpa Nome, a média de acordos fechados por dia com pagamento por Pix aumentou 67% em relação à média diária da edição de novembro de 2022 do Feirão. Ao todo, foram 888.325 acordos pagos por Pix nesta última edição. “O Pix está possibilitando que os brasileiros tenham seu nome limpo na hora e permitindo novamente o acesso ao crédito, o que representa um respiro na saúde financeira”, reitera a gerente. 

Com descontos que chegaram a 99% e ofertas disponíveis de mais de 500 empresas, com recorde de participação, o mais recente Feirão, realizado mês passado, concedeu R$ 13,1 bilhões em descontos em 4.4 milhões de acordos fechados, beneficiando mais de 2.6 milhões de brasileiros.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: