Na última quinta-feira, 11, quando vários profissionais de saúde foram imunizados contra a Covid-19 em Nova Friburgo, os profissionais de educação física não conseguiram receber a primeira dose e dizem ter sofrido ato discriminatório. Segundo a presidente da Comissão de Profissionais de Educação Física do Conselho Regional da classe, o Cref 1 em Friburgo, Luciane Ferreira, a discriminação teria ocorrido por parte da prefeitura. “Somente os profissionais de Educação Física precisaram apresentar, no momento da triagem, o registro no conselho nacional da classe (CNES), carteira de trabalho comprovando o vínculo na entidade do CNES, identidade e cédula profissional. Para todos os demais profissionais de saúde, somente foi solicitado a cédula profissional e o RG”, disse Luciane.
“Somos classificados como profissionais de saúde sob a inscrição C.B.O 2241-40. A exigência deveria ser para todos os profissionais de saúde e não direcionada a uma única categoria. Ainda não sabemos se seremos relocados no quadro vacinal municipal”, reclamou.
O que diz a prefeitura
Em release divulgado à imprensa e que inclusive consta no site da Prefeitura de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde elencou uma série de documentos comprobatórios para todos os integrantes do grupo 5B que devem ser apresentados: “É importante destacar que é obrigatória a apresentação de algum documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório com documento com foto; carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e CPF. Para os educadores físicos é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. Profissionais como personal trainers ou que trabalhem com condicionamento físico, além de toda a documentação necessária, deverá comprovar vínculo com atividade da área da saúde apresentando o CNES, caso contrário, não será imunizado nesta etapa.”
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo esclarece que todas as etapas da vacinação, inclusive os públicos-alvo a serem imunizados, são determinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Ainda na última quinta-feira, 11, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, atendeu a presidente do Cref 1, Luciane Ferreira, em conversa informou que o município está atendendo as orientações do Governo do Estado de não vacinar os profissionais de educação física neste momento.
Deixe o seu comentário