Covid-19: profissionais de Educação Física reclamam por não conseguirem se vacinar

Presidente do Cref 1 afirma que classe sofreu ato discriminatório
sábado, 13 de fevereiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Na última quinta-feira, 11, quando vários profissionais de saúde foram imunizados contra a Covid-19 em Nova Friburgo, os profissionais de educação física não conseguiram receber a primeira dose e dizem ter sofrido ato discriminatório. Segundo a presidente da Comissão de Profissionais de Educação Física do Conselho Regional da classe, o Cref 1 em Friburgo, Luciane Ferreira, a discriminação teria ocorrido por parte da prefeitura. “Somente os profissionais de Educação Física precisaram apresentar, no momento da triagem, o registro no conselho nacional da classe (CNES), carteira de trabalho comprovando o vínculo na entidade do CNES, identidade e cédula profissional. Para todos os demais profissionais de saúde, somente foi solicitado a cédula profissional e o RG”, disse Luciane.

“Somos classificados como profissionais de saúde sob a inscrição C.B.O 2241-40. A exigência deveria ser para todos os profissionais de saúde e não direcionada a uma única categoria. Ainda não sabemos se seremos relocados no quadro vacinal municipal”, reclamou.

O que diz a prefeitura

Em release divulgado à imprensa e que inclusive consta no site da Prefeitura de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde elencou uma série de documentos comprobatórios para todos os integrantes do grupo 5B que devem ser apresentados: “É importante destacar que é obrigatória a apresentação de algum documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório com documento com foto; carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e CPF. Para os educadores físicos é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. Profissionais como personal trainers ou que trabalhem com condicionamento físico, além de toda a documentação necessária, deverá comprovar vínculo com atividade da área da saúde apresentando o CNES, caso contrário, não será imunizado nesta etapa.”

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo esclarece que todas as etapas da vacinação, inclusive os públicos-alvo a serem imunizados, são determinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Ainda na última quinta-feira, 11, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, atendeu a presidente do Cref 1, Luciane Ferreira, em conversa informou que o município está atendendo as orientações do Governo do Estado de não vacinar os profissionais de educação física neste momento.

LEIA MAIS

Total de vacinados sobe para 6.102 pessoas

Município entra na segunda semana consecutiva em risco baixo de contaminação

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Covid 19