Covid-19: Hospital Unimed já tem 100% dos leitos de UTI ocupados

Ocupação dos leitos clínicos é de 55,56%. Prefeitura já havia anunciado que a ocupação dos leitos exclusivos para coronavírus no Raul Sertã é de 80%
quinta-feira, 14 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O Hospital da Unimed (Arquivo AVS)
O Hospital da Unimed (Arquivo AVS)

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA na edição desta quarta-feira, 13, ao prorrogar o período de isolamento social e a restrição do funcionamento de alguns setores em Nova Friburgo, o prefeito Renato Bravo alegou que a “taxa de ocupação dos leitos destinados para tratamento dos infectados está em torno de 80%” no Hospital Municipal Raul Sertã, o que justificaria “a extrema necessidade de se prorrogar as medidas que visem estimular o isolamento social”.

Ainda na terça-feira, 12, nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo em busca de mais esclarecimentos e informações sobre o tema. Em nota, o Governo Municipal informou que “no momento, estão ocupados aproximadamente 80% dos leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital Municipal Raul Sertã, sendo: cinco (do total de dez) da enfermaria e oito (do total de 12) da UTI”. Ainda segundo a prefeitura, “esses números podem ser alterados a todo instante, por isso não são exatos”.

No entanto, de acordo com os números acima, divulgados pela própria prefeitura, a ocupação de leitos giraria em torno de 59% (contando enfermaria e UTI) e 66% (contando apenas os leitos de UTI). Novamente questionada por A VOZ DA SERRA com relação aos números, o Governo Municipal informou que a diferença se dá porque dos 12 leitos de UTI disponíveis no Raul Sertã, dois são pediátricos, portanto, há 20 leitos para adultos na unidade e não 22, o que daria 80% de ocupação dos leitos de UTI na unidade hospitalar.

No entanto, até o fechamento desta reportagem, não conseguimos um levantamento semelhante dos hospitais particulares do município: Unimed, São Lucas e Serrano. Somente após o fechamento daquela edição, obtivemos um retorno do Hospital Unimed Nova Friburgo.

De acordo com informações passadas pelo marketing da cooperativa de saúde  Unimed Friburgo, na terça-feira, 12, a ocupação estava em 55,56% dos leitos clínicos e 100% dos leitos da UTI. Solicitamos nesta quarta-feira a atualização desses dados, mas os números foram mantidos. A VOZ DA SERRA também tentou contato telefônico com os hospitais São Lucas e Serrano, no entanto, fomos informados que não havia ninguém da direção disponível para falar sobre o assunto.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra