Covid-19: em 15 dias, pelo menos 260 novos casos

Depois de algum tempo sem ocupação, leitos de UTI exclusivos para infectados pelo coronavírus voltam a ser utilizados
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Quando se pensava que a pandemia da Covid-19 estava acabando, o número de casos voltou a aumentar. Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo, foram registrados pelo menos 260 novos casos  desde o último dia 4, levando-se em conta somente os exames feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como também aumentou o número de testes feitos e de leitos de enfermarias e UTIs ocupados. No período não houve morte causada pela doença.

No último dia 4, por exemplo, haviam 24 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais locais para pacientes infectados pelo coronavírus, três deles, todos no Hospital Municipal Raul Sertã, estavam ocupados.  Nenhum dos sete leitos de UTI Covid estava sendo usado. Um dos hospitais particulares havia, inclusive, desativado os leitos de enfermaria e de UTI Covid.

Já no dia 18 passado, esse hospital particular voltou a ativar os leitos exclusivos para a doença. Dos 40 leitos de enfermaria, 13 estavam ocupados, equivalentes a 32,4% do total. O Raul Sertã, que tinha apenas um leito UTI para atender a doença, no dia 4, ativou mais um e, no dia 18, estava com os dois ocupados. Em outros hospitais particulares mais três leitos UTI Covid estavam sendo usados, somando cinco, o que corresponde a 45% dos 11 ativos no município.

O número de testes de Covid-19 feitos pelo SUS, entre os últimos dias 12 e 18 quase dobrou em relação ao período de 29 de outubro a 4 de novembro. Na primeira semana do mês foram 476 testes, sendo 13 positivos, que equivale a 2,73%, e 463 negativos, que equivalem a 97,27%. Já na última semana, foram 917 testes, registrando 169 casos positivos, equivalentes a 18% do total, e 748 negativos, que equivale a 81,57% dos exames feitos. Somando as duas últimas semanas, são 260 casos positivos de exames feitos somente pelo SUS.

Há um mês, no boletim divulgado no dia 21 de outubro, dos 375 exames realizados pelo SUS em uma semana, apenas três deram positivo, o que corresponde a 0,80%, e 372 negativaram. Na ocasião, nenhum leito, nem de enfermaria nem de UTI exclusivos para Covid-19, estava ocupado.

Fiocruz registra aumento em 12 estados

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado também na última sexta-feira, 18, reforça o crescimento dos casos de Covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. Entre os estados, está o Rio de Janeiro. Os dados são referentes ao período de 6 a 12 de novembro.

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Covid-19, especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os registros com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para Influenza A (gripe); 0,3% para Influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47% Sars-CoV-2 (Covid). Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para Influenza A; 0,0% para Influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2. 

Especialistas da Fiocruz destacam a importância da combinação de vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. Eles orientam a população a verificar quantas doses já foram recomendadas para seu perfil, levando em conta a faixa etária e as condições de saúde, para que o novo ciclo seja enfrentado com o maior nível de proteção possível, diminuindo o risco de agravamento.

Em Friburgo, vacinação aberta para bebês

A campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta semana ganha mais um público alvo. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo realizará a imunização em bebês a partir dos seis meses com até dois anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades (doenças crônicas). Todos com mais de cinco anos também poderão receber a vacina. Entretanto, a imunização desse público está condicionada ao número de doses em estoque.

Mas a falta do imunizante Coronavac impede a vacinação de crianças que tem 3 e 4 quatro anos. De acordo com a prefeitura, a vacina está em falta em todo o estado. De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que isso ocorra ainda nesta semana.

A vacinação de primeira, segunda e terceira doses para maiores de 12 anos, de quarta dose para pessoas com mais de 40 e quinta dose para imunossuprimidos acima de 18, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) continuam disponíveis nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e Tunney Kassuga, no bairro Olaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já nos postos Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino; Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, a vacinação acontece nos mesmo dias, entre 8h e 16h.

Monitoramento das cadernetas de vacinação dos estudantes

A Prefeitura de Nova Friburgo começou o monitoramento das cadernetas de vacinação dos alunos das creches e escolas da rede municipal nesta semana. A ação teve início no distrito de Conselheiro Paulino e continuará nos próximos dias.

Em nota, a prefeitura informou que o objetivo é identificar os menores que não completaram os esquemas vacinais básicos, que são fundamentais para um crescimento saudável. Após a análise, conferência e levantamento, as equipes técnicas atualizam a caderneta e realizam a vacinação necessária.

A nota da prefeitura lembra ainda que “é importante que todos os pais e responsáveis sejam conscientes e não deixem de vacinar seus filhos, uma vez que o direito da imunização está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.”

Testes de Covid somente no posto do Suspiro

A testagem da Covid-19 acontece todos os dias no laboratório do posto  de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. Às segundas, quartas, quintas e sextas, os testes são realizados das 8h às 15h. Já às terças-feiras, das 10h às 15h, devido a rotina laboratorial deste dia.

Para ser testado é necessário estar com sintomas gripais, como febre, cansaço, coriza, falta de ar, dor no corpo e dor de cabeça há pelo menos três dias. Também é preciso ter em mãos os principais documentos de identificação: carteira de identidade e o cartão do SUS.

Cidades voltam a exigir o uso de máscaras

O município de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foi o primeiro a exigir o retorno do uso de máscaras no transporte público e nas unidades de saúde. A máscara precisa ser usada também nas estações de embarque e desembarque de passageiros, no transporte escolar, táxis e no transporte por aplicativo. A exigência será reavaliada daqui a 15 dias pela Secretaria Municipal de Saúde de BH.

No estado do Rio de Janeiro, o município de Campos dos Goytacazes retornou com a exigência de uso de máscaras para crianças acima de 5 anos nas escolas e por todos nas unidades de saúde do município, que é o maior do Norte fluminense.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: