Corpus Christi: festividade católica terá ação solidária no feriado desta quinta

Confecção dos tradicionais tapetes de sal será substituída por campanha de doação de alimentos ao longo da Alberto Braune
quarta-feira, 02 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Confecção de tapetes de sal antes da pandemia (Arquivo AVS)
Confecção de tapetes de sal antes da pandemia (Arquivo AVS)

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, a Diocese de Nova Friburgo vai celebrar nesta quinta-feira, 3, a solenidade de Corpus Christi (festividade que simboliza o corpo e o sangue de Cristo através da hóstia consagrada) sem a tradicional confecção dos belos e coloridos tapetes de sal ao longo da Avenida Alberto Braune e da Rua Moisés Amélio. 

A cerimônia religiosa, no entanto, será mantida com a celebração da missa solene, às 15h, na Igreja de São Bento Abade, no final da Rua Moisés Amélio, presidida pelo bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci. A missa será celebrada dentro da igreja (e não em palanque montado sob o viaduto Geremias Mattos Fontes, como nos anos anteriores à pandemia) e com número reduzido de fiéis para evitar aglomeração. A comunidade católica poderá acopanhar a celebração ao vivo através dos canais oficiais da Diocese de Nova Friburgo nas redes sociais (Facebook e YouTube). 

Ao final da missa solene, o bispo sairá da Igreja de São Bento em um carro aberto transladando o Santíssimo Sacramento até a Catedral São João Batista no mesmo  percurso que era feito nas procissões de Corpus Christi antes da pandemia. O ato terá caráter solidário, pois o carro aberto será seguido por outro veículo da Diocese que irá recolher alimentos não perecíveis que serão posteriormente doados pela Igreja ao Hospital Municipal Raul Sertã. Para evitar aglomeração, basta os fiéis acenarem para o motorista do veículo que fará paradas recolhendo os donativos.     

Durante o percurso, Dom Luiz Antônio fará as tradicionais três bençãos com o Santíssimo Sacramento, em frente à prefeitura abençoando as autoridades municipais; no meio da Avenida Alberto Braune e na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente à Catedral São João Batista, abençoando o município de Nova Friburgo e toda sua população.  

Este ano a solenidade de Corpus Christi terá o tema: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’, e vai mobilizar as comunidades católicas dos 19 municípios que integram a Diocese de Nova Friburgo com atos de solidariedade. As celebrações religiosas serão realizadas obedecendo a capacidade de fiéis nas igrejas de acordo com os decretos municipais em vigor. As missas solenes terão transmissão ao vivo pelas redes sociais das paróquias.

A Diocese de Nova Friburgo também sugere aos fiéis que neste Dia de Corpus Christi preparem em seus lares um altar e coloquem sobre ele, ou em outro ponto visível da casa, uma toalha branca, manifestando sua fé, e aguardando a passagem de Jesus Eucarístico através do Santíssimo Sacramento.  

 Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi teve sua origem na Diocese de Liége (Bélgica), no século 13, por meio da monja Agostiniana Juliana de Cornillon, que teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. A solenidade de Corpus Christi é uma festividade móvel, realizada sempre na primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo) e é feriado. 

A confecção dos tapetes de sal simboliza toda a honra e louvor dos fiéis para a passagem do Santíssimo Sacramento. Geralmente os tapetes são preparados com sal grosso e pintados. Neles são adaptados desenhos que remontam a símbolos católicos, como a hóstia, o cálice, a cruz e própria imagem do Sagrado Coração de Jesus e dos santos que são padroeiros das diversas paróquias e capelas de Nova Friburgo. 

Os tapetes impressionam pela beleza, dedicação e exemplo de fé dos paroquianos que os preparam, pois o trabalho geralmente começa ainda nas madrugadas do Dia de Corpus Christi e se estende até o início da tarde. Em Nova Friburgo, costumam ser confeccionados cerca de 70 tapetes ao longo da Avenida Alberto Braune e Rua Moisés Amélio. “Torcemos todos para que em 2022, sem a pandemia, possamos contar com esse exemplo de fé novamente”, resume Dom Luiz Antônio.     

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: