Coronavírus: Witzel vai decretar situação de emergência no estado

"É para se adequar imediatamente. Trabalhadores e também empresários têm que fazer o home-office. Tem que reduzir sensivelmente a presença nas ruas"
segunda-feira, 16 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Coronavírus: Witzel vai decretar situação de emergência no estado

O governador do Rio, Wilson Witzel, disse agora em entrevista coletiva no Palácio Guanabara  que vai decretar ainda nesta segunda-feira, 16, situação de emergência no estado devido à ameaça do coronavírus. 

"É para se adequar imediatamente. Crianças estão em casa. Trabalhadores e também empresários têm que fazer o home-office. Tem que reduzir sensivelmente a presença nas ruas", disse ele.

Segundo Witzel, a situação de emergência serve para dar justificativa e suporte para empresários e dá aval para que o estado adote medidas restritivas durante o período de proliferação do vírus. Além disso, a condição permite a contratação de profissionais e compras de equipamentos. Segundo o governador, não há prazo para o fim do estado de emergência. Ele disse que a situação de emergência facilita contratação de hospitais, serviços e pessoas em caso de necessidade.

"Medida mais enérgica que essa não existe. É botar a mão na consciência. Saber que você vai estar no enterro do seu vizinho da sua mãe do seu avô", acrescentou.

Witzel disse que, após conversas com representantes de shoppings, restaurantes e cinemas vai aperfeiçoar o decreto atual consolidando as propostas para declarar situação de emergência podendo justificar as medidas que sejam tomadas.

O governador anunciou que os principais pontos turísticos do Rio serão fechados a partir desta terça, entre eles o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã e a Roda Gigante Rio Star. Os bares e restaurantes deverão reduzir em pelo menos 30% o movimento de clientes, priorizando o serviço de delivery e incentivando que as pessoas comprem comida e a levem para casa. Além disso, shoppingstambém se comprometeram a fechar lojas e abrir apenas as praças de alimentação.

"As medidas são para restringir ainda mais a mobilidade das pessoas", afirmou.

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta segunda-feira, 31 casos de coronavírus confirmados no estado do Rio. Outros 96  são suspeitos e 153  foram descartados. No Brasil, são 234 casos confirmados.

Um dos infectados pelo novo coronavírus é um médico de 65 anos que está internado em um hospital da rede privada do Rio. Ele é o primeiro paciente em estado grave.

Não há, até agora, nenhum caso suspeito em Nova Friburgo. Nesta tarde o prefeito Renato Bravo está reunido com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, além das secretarias de Finanças e Recursos Humanos, para definir o protocolo oficial de contingência contra o coronavirus.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra