Contratados pelo Iabas não poderão trabalhar no Raul Sertã

Enquanto isso, estado anuncia mais 20 leitos de UTI Covid em Friburgo e Cordeiro
segunda-feira, 27 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O hospital de campanha de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O hospital de campanha de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nesta segunda-feira, 27, o governo do Estado do Rio negou um pedido feito pela promotora Cláudia Condack, do Ministério Público de Nova Friburgo, no início de julho, para que os funcionários contratados pela organização social Iabas para o hospital de campanha fossem aproveitados no Hospital Municipal Raul Sertã. A justificativa para a negação do pedido seriam questões jurídicas das contratações desses profissionais.

 Ao fazer o pedido, a promotora atestou à Secretaria de Estado de Saúde que as pasta já teria formalizado a contratação de diversos profissionais de saúde para prestarem serviços no Hospital de Campanha de Nova Friburgo que não será mais aberto. Também justificou que a Região Serrana, possui leitos de CTI/Covid instalados e habilitados junto ao Ministério da Saúde, que já vêm sendo utilizados pelo sistema estadual de regulação de vagas.

No último fim de semana A VOZ DA SERRA publicou reportagem com o depoimento de dois funcionários já contratados pelo Estado para atuar no Hospital de Campanha de Friburgo. Na reportagem, eles afirmaram que foram contratados com carteira assinada desde maio e que até hoje não receberam salário. “Sei que é difícil cobrar o recebimento de algo que não teve trabalho presencial, mas assinaram a carteira de todos e estamos com vínculos empregatícios. Nos deram a esperança de um emprego e até agora, nada”, reclamou um deles.

Abertura de mais leitos de CTI

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que ampliou a oferta de leitos na Região Serrana. A partir desta semana entrarão em operação dez leitos de CTI no Raul Sertã, em Nova Friburgo. Mais dez leitos já estão em funcionamento no Hospital Municipal Antônio Castro, em Cordeiro. Segundo a Subsecretaria de Comunicação de Friburgo (Secom), o Estado deve se responsabilizar pelos recursos humanos necessários para a abertura de dez novos leitos de CTI destinados no combate ao Covid-19, no Raul Sertã.    Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde também estuda a possibilidade de aumentar as vagas com a contratação de leitos nas redes particulares dos municípios da região.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra