Dando continuidade à série de entrevistas com os candidatos ao governo municipal que já apresentaram neste espaço suas propostas sobre Transporte, Meio Ambiente e Habitação, nesta edição abordamos o quarto tema: Emprego. A capacitação profissional dos jovens é um desafio diante do acelerado avanço tecnológico que torna o mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Nova Friburgo, assim como os demais municípios, carece de melhor oferta de cursos e ensino básico integrado à profissionalização, além de políticas de incentivos fiscais às empresas, estimulando assim a geração de novos postos de trabalho.
Nas próximas edições, a partir de terça-feira, 01/10, apresentaremos as propostas dos candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo sobre os temas Cultura, Educação, Saúde e Plano de Governo.
Pergunta: Quais serão as principais ações do governo voltadas para o desenvolvimento da economia local e geração de empregos?
JOHNNY MAYCON
“Nova Friburgo tem se desenvolvido cada vez mais de forma sólida, sendo hoje um grande destaque na geração de empregos e constituição de novas empresas no Estado do Rio de Janeiro. Isso é resultado da visão e investimentos dos nossos empreendedores, do nosso povo trabalhador e pelo Poder Executivo Municipal buscar e criar condições favoráveis para estimular o progresso de nossa cidade.
Ao longo do mandato, tivemos algumas iniciativas fiscais de redução tributária, como, por exemplo, o desconto de 50% das taxas na abertura de novas empresas em 2022 e de 25% em 2023. No nosso novo ciclo de gestão, criaremos ambientes ainda mais propícios para promovermos mais desenvolvimento de nossa cidade.
Promoveremos a revisão do plano diretor, com equilíbrio, ou seja, preservando a nossa identidade e ecossistema, mas também apontando para o desenvolvimento econômico com responsabilidade.”
WANDERSON NOGUEIRA
“Como deputado estadual, batalhei pelos incentivos fiscais, como, por exemplo, a prorrogação da Lei da Moda, que garantiu os empregos e a produtividade do polo de moda íntima da região. Como prefeito, seguiremos a lógica dos incentivos fiscais e vamos assumir a responsabilidade da prefeitura em garantir infraestrutura e articulação para atrair investimentos, melhorar o ambiente de negócios, promover sinergia entre a cadeia produtiva, reestruturar o calendário de eventos e complexos turísticos.
Além de criar projetos e parcerias que promovam a qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho, como, por exemplo, os dois restaurantes populares que vamos construir, um em Olaria e o outro em Conselheiro Paulino, que funcionará como uma escola de gastronomia para garantir formação e oportunidades neste setor tão importante para o turismo da cidade.”
JOSÉ ALEXANDRE
“Como presidente da Acianf e do Convention Bureau foi possível conhecer a realidade e as necessidades para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da cidade. Vamos implementar a moeda social, fortalecendo principalmente o comércio nos bairros com o projeto ProBairros. O dinheiro gasto aqui, vai ficar aqui, criando mais oportunidades, emprego e renda.
Será criada a Companhia de Desenvolvimento de Nova Friburgo, com base na Lei 13.303/2016. A Codefri vai captar recursos, desenvolver projetos e pensar na cidade do futuro, com planejamento e metas definidas, aprovadas nos Conselhos Municipais.
Vamos fortalecer nossas vocações e criar a Secretaria Municipal de Trabalho, que terá projetos encaminhados diretamente ao Governo Federal. Fortalecer o Sine e relação dos jovens com primeiro emprego, também será uma prioridade neste setor. A nossa cidade terá uma Feira das Profissões e vai incentivar o fortalecimento dos cursos técnicos e profissionalizantes.
SÉRGIO LOUBACK
“Comprometido com o desenvolvimento da economia local e a geração de empregos, criaremos a Cooperativa Municipal das Pequenas Confecções (Coopvest) para financiar e reintegrar negócios ao mercado. Atrair indústrias de tecnologia será uma prioridade, oferecendo incentivos para empresas de TI. Realizaremos a Feira de Empreendedorismo Jovem, onde jovens apresentarão projetos inovadores.
Vamos urbanizar polos de moda íntima e criaremos a Sala do Empreendedor que irá apoiar a formalização de pequenos negócios. Também ofereceremos cursos profissionalizantes para criar mais oportunidades.”
PATRICK JERUSALMI
“Isentar de alvarás o máximo de atividades econômicas possíveis. Redução de toda a carga tributária municipal nas alíquotas mínimas no médio e longo prazo. Colocar Nova Friburgo em primeiro lugar no tempo de abertura de empresas (desburocratizando o máximo possível). Asfaltar todo o escoamento da produção no setor agrícola. Simplificação do Código Tributário Municipal o máximo possível e informatização do pagamento de todos os tributos (online).”
Deixe o seu comentário