A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) confirmou o sétimo caso de meningite este ano em Nova Friburgo. O paciente é uma criança de 3 anos, moradora do bairro Rui Sanglard, distrito de Conselheiro Paulino. Ela foi diagnosticada com o tipo viral da doença, o mais fraco, mas necessitou ser internada no Hospital Municipal Raul Sertã. O tipo viral da meningite é considerado pelos médicos como de menor gravidade do que a meningite bacteriana.
Ainda segundo a SES-RJ, após a confirmação da doença, na semana passada, foram passadas orientações sobre a necessidade de reforço nos cuidados com a higiene pessoal dos familiares e funcionários e demais crianças da creche municipal que a criança frequenta. Autoridades de saúde destacaram a importância de manter os ambientes bem arejados, com janelas abertas. Não foi preciso suspender as aulas na creche.
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Esta condição pode ser causada por diversos agentes infecciosos, sendo as bactérias uns dos agentes mais comuns e graves.
Balanço da doença
Segundo a SES-RJ, Nova Friburgo já registrou este ano, até setembro, a notificação de 24 casos de meningite, sete deles confirmados, sendo quatro do tipo pneumocócica, um caso de meningocemia e dois virais. O município ainda contabiliza duas mortes este ano por meningocemia (em criança de 1 a 4 anos) e outra por meningite pneumocócica (em paciente de 60 a 69 anos). Não há nenhum caso sob investigação no município. No Estado do Rio são contabilizados este ano, até agora, 766 casos com 135 óbitos.
Vacinação abaixo da média
O tipo mais comum de meningite que ocorreu este ano em Nova Friburgo foi a pneumocócica, que costuma ser mais frequente no inverno e, infelizmente, a cobertura vacinal contra a doença continua bem abaixo do esperado. Após as eleições municipais, o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende retomar as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação infantil.
Em Nova Friburgo, as doses para o combate e prevenção à meningite são disponibilizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas salas de vacinação dos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza duas vacinas: a meningocócica C (conjugada) e a meningocócica ACWY. Já a vacina contra o sorogrupo B está disponível somente na rede particular.
A vacina meningocócica C é aplicada em duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses. Uma dose de reforço deve ser aplicada entre o 1º e o 4º ano de vida. Em 2017, foi incorporada a vacinação para adolescentes de 11 a 14 anos, como mais um reforço. Já a vacina meningocócica ACWY é destinada somente aos adolescentes de 11 a 14 anos.
Como a meningite é transmitida
A meningite pode ser transmitida pelo indivíduo doente ou pelo portador através de gotículas respiratórias e secreções do nariz e garganta. Existem casos em que o portador é assintomático e não sabe que está colonizado pela bactéria, podendo transmiti-la para outras pessoas.
Sintomas
Os sintomas variam de acordo com o tipo de meningite e idade do paciente acometido. Entretanto, não é possível distinguir o tipo de meningite só pelos seus sinais e sintomas. Em caso de suspeita, o médico deverá ser consultado o mais rápido possível, para realizar o diagnóstico e recomendar o tratamento específico para cada caso.
Os principais sintomas indicativos de meningite viral são: febre; dor de cabeça; irritabilidade; falta de apetite; náuseas ou vômitos. Já os sintomas de meningite bacteriana são: febre alta; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; irritabilidade; manchas vermelhas na pele; confusão mental. As principais características de um quadro de meningite fúngica são: dor de cabeça forte; cansaço e sonolência; convulsões e confusão mental.
O tratamento
O tratamento é definido pelo médico dependendo de cada caso e do tipo de germe causador da meningite. Normalmente são utilizados antibióticos ou antifúngicos.
Como prevenir
Atualmente a maneira mais eficaz de prevenção é tomar as vacinas contra meningite: BCG; Meningocócica ACWY; Meningocócica B; Meningocócica C; Pneumocócica 10-valente, Pneumocócica 13-valente e Pneumocócica 23-valente; Haemophilus influenzae tipo B.
Deixe o seu comentário