Como surgiu o movimento Floristas Do Amparo

Além de embelezar, trazer boas energias e mais vida aos ambientes, consumir flores naturais ajuda os produtores locais
sábado, 19 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Exemplo de arranjo das Floristas do Amparo (Foto: Camila Porto)
Exemplo de arranjo das Floristas do Amparo (Foto: Camila Porto)

O movimento Floristas do Amparo nasceu por uma iniciativa da Acianf — Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, que retribuiu com um buquê de flores a quem doasse para sua campanha de arrecadação de materiais de limpeza que foi ofertado às entidades que fazem parte da Cebenf (Comitê das Entidades Beneficentes de Nova Friburgo). Para isso a Acianf ofereceu um Curso Básico de Artes Florais às mulheres de Amparo que se encontravam desempregadas por causa do fechamento das confecções. 

Dessa forma a Acianf encontrou uma forma de ajudar as pessoas mais carentes de Nova Friburgo na prevenção contra o coronavírus, amenizar os impactos sofridos pelos produtores de flores de Vargem Alta e também, incentivar a busca por uma nova profissão a mulheres da comunidade do Amparo, intituladas “Floristas do Amparo”, com a oportunidade de fazer um belíssimo trabalho na montagem dos buquês, sendo rentabilizadas por esse trabalho.

Desde então, as Floristas do Amparo já estiveram presentes nas ações do Dia do Enfermeiro em que foram entregues buquês no Raul Sertã, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, ações do Dia das Mães com a venda de buquês para o Rio de Janeiro e Nova Friburgo, Dia dos Avós, em que vovôs e vovós das entidades atendidas pela Cebenf ganharam um lindo buquê. 

Para além dessas ações pontuais ainda era preciso buscar novos meios para aumentar o consumo de flores naturais, mudando a cultura de consumo de flores apenas em ocasiões especiais. Assim surgiu a idéia de oferecer aqui em Nova Friburgo um serviço que já é comum nas grandes cidades, as Assinaturas Florais, fornecendo arranjos e buquês periodicamente para decorar casas e empresas durante todo o ano. 

Os benefícios das flores naturais no ambiente são inúmeros e além de embelezar, trazer boas energias e vida, também contribuirá para ajudar produtores de flores daqui da nossa cidade e as Floristas do Amparo. 

Para atender os diversos “tipos” de clientes foram criadas quatro modalidades de Assinatura Floral:

  1. Assinatura Presente - Essa modalidade foi pensada para empresas, para oferecer a clientes e funcionários por ocasião de aniversário, fechamento de contratos, etc. Cada empresa terá um modelo de buquê (cores e flores) exclusivo que serão ofertadas durante um ano aos seus colaboradores ou clientes.    

  2. Assinatura Decorativa - Essa modalidade é para decoração de qualquer ambiente, tanto empresarial quanto residencial. São oferecidos quatro tamanhos e o cliente escolherá, além do tamanho, a frequência que gostaria de receber em casa, arranjos decorativos prontos, com flores naturais da estação, em um lindo vaso que é trocado a cada nova entrega. 

  3. Assinatura Clube das Flores - Essa assinatura funciona como um Clube de Vinhos ou Clube de Livros. Cada semana o cliente receberá em sua casa um ramo de flores naturais selecionadas, embaladas em um lindo buquê, pronto para presentear, se ele assim desejar, ou para fazer uma linda composição fazendo o seu próprio arranjo ao estilo “Faça Você Mesmo”.

  4. Take Way -  Essa é uma modalidade para revenda, para aqueles comerciantes que desejam diversificar os seus produtos, atraindo novos clientes. O comerciante irá receber os buquês já prontos, flores frescas em harmonia de cores embaladas com água e nutriente em expositores nos seus pontos de venda, sendo oferecidos aos seus clientes que já frequentam o estabelecimento e os novos que irão em busca das flores. 

Em breve, estarão também no Turismo Rural de Amparo oferecendo uma Rota Rural Sensorial dando aos turistas a oportunidade de aprender, manusear e levar para casa um buquê produzido por ele mesmo. 

As Floristas do Amparo estão se tornando profissionais capacitadas para qualquer projeto que envolva flores. Agora, estão indo para uma segunda fase da capacitação oferecida pela artista floral Mara Regina Tsouroutsoglou, aprofundando mais nos temas da confecção dos arranjos decorativos e buquês.  

Contatos através do telefone: (22) 98168-0314.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: