Com Frizão de olho, Grupo Z do Carioca será retomado neste sábado

Nos próximos dias, Friburguense deve conhecer mais dois adversários na Seletiva de 2021
quinta-feira, 25 de junho de 2020
por Vinicius Gastin
Nova Iguaçu é o principal candidato a descer para a Série B1, basta apenas um empate do América
Nova Iguaçu é o principal candidato a descer para a Série B1, basta apenas um empate do América

Depois do recomeço e da quase instantânea paralisação, o Campeonato Carioca deve ser retomado em todas as suas fases a partir deste fim de semana. A Federação Carioca de Futebol divulgou a tabela detalhada do complemento da 4ª rodada da Taça Rio, com jogos de Botafogo e Fluminense no próximo domingo, 28, após o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão Filho, decidir que os dois clubes só podem jogar a partir do próximo dia 28 pela rodada atual e a partir de 1º de julho pela 5ª rodada.

Também foi marcado para o próximo sábado, 27, o duelo entre Americano e América, às 15h, no CT Eduardo Viana ou no estádio Antônio Medeiros, o Ferreirão. Este último jogo interessa diretamente ao Friburguense. A equipe de Campos já está livre dos riscos de rebaixamento para a Série B1 deste ano, e será adversária do Frizão na Seletiva para a Fase Principal do Carioca de 2021.

Caso conquiste pelo menos um empate, o Mecão também garante a sua manutenção, e automaticamente rebaixa o Nova Iguaçu. O curioso é que as duas equipes vão se enfrentar na rodada final, com mando de campo para o América, em duelo que pode servir apenas para cumprir tabela ou para definir quem cai para a B1.

O Americano lidera o Grupo Z com nove pontos, após bater o Nova Iguaçu por duas vezes (2 a 1, em casa e fora) e o América por 1 a 0, em Mesquita. A equipe rubra, por sua vez, conquistou sua única vitória exatamente contra o time laranja por 2 a 0, fora de casa, soma três pontos e depende apenas de si – um ponto em dois jogos.

O Tricolor da Serra também enfrentará um adversário rebaixado da fase principal da Série A, a ser conhecido em breve. Restando apenas duas rodadas, a Cabofriense desponta como “favorita” para ficar com a indesejada vaga na Seletiva do ano que vem. Lanterna da classificação geral, com apenas três pontos ganhos, a equipe de Cabo Frio precisa ser cirúrgica nas duas rodadas finais.

Resende, com seis pontos, e Macaé, com sete, rival do Frizão na primeira fase deste ano, também brigam contra o descenso. A Portuguesa, que ficou com a outra vaga na Seletiva deste ano, já se garantiu matematicamente.

        Além de Friburguense, Americano, muito provavelmente o América e mais o rebaixado da fase principal, outras duas equipes irão compor a Seletiva para o Carioca da próxima temporada. Elas serão definidas durante a disputa da Série B1 do Campeonato Carioca, que teve a data de início definida para o dia 15 de agosto pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Antes da pandemia, a previsão de disputa era de maio a setembro.

A Ferj, inclusive, já sorteou, durante arbitral realizado por videoconferência, os grupos da competição. Segundo determinado, o Grupo A da Série B1 de 2020 terá Duque de Caxias, Olaria, Audax, Serra Macaense, Nova Cidade, Serrano, Gonçalense, Maricá e Rio São Paulo. Já a chave B será composta por Goytacaz, Sampaio Corrêa, Campos, Bonsucesso, Angra dos Reis, Artsul, São Gonçalo e o clube rebaixado da primeira divisão. A primeira rodada da competição também já foi sorteada. A fórmula de dois turnos, taças Santos Dumont e Corcovado, também foi mantida.

Vale lembrar que, para 2021, será criada a Série A2, a ser disputada por 12 clubes, sendo os cinco de pior classificação na fase preliminar do Campeonato Estadual da Série A 2020/2021 (Seletiva), a pior classificada na fase principal do Campeonato Estadual da Série A e seis clubes melhores classificados no Campeonato Estadual da Série B1 deste ano, que não tiverem se qualificado para a fase Seletiva do Estadual da próxima temporada.

A primeira fase do Carioca de 2021 é o próximo desafio do time profissional do Friburguense, após o cancelamento da Copa Rio 2020. O clube ainda pode disputar algumas competições estaduais de base, mas uma definição nesse sentido só deve acontecer após a conclusão do campeonato de profissionais. Dentre os possíveis compromissos, apenas a Série A 2020 teve início, com a realização de uma rodada. O Tricolor acabou derrotado pelo Flamengo na Gávea.

Na Série A...

Botafogo e Fluminense entraram com recurso no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, e pediram para voltarem a jogar apenas no mês de julho. O STJD não aceitou os pedidos dos clubes, e os jogos da dupla pela 4ª rodada da Taça Rio foram marcados para o próximo domingo, 28. O Botafogo recebe a Cabofriense às 11h, no Nilton Santos, enquanto o Fluminense enfrenta o Volta Redonda, às 19h, no Maracanã.

O Vasco também vai a campo no domingo, 28, às 16h, contra o Macaé, em São Januário. A diferença é que o clube não se opõe e está pronto para jogar. A 4ª rodada da Taça Rio teve início na semana passada. Na quinta, o Flamengo venceu o Bangu por 3 a 0 no Maracanã. No dia seguinte, Portuguesa e Boavista empataram por 0 a 0 na Ilha do Governador, no Rio. A 5ª rodada, na tabela divulgada pela Ferj, acontece no dia 1º de julho.

Fluminense e Botafogo eram contra a volta imediata do Campeonato Carioca. Os dois clubes foram os últimos a testarem jogadores e retomarem as atividades. Ambos pediam pelo menos 15 dias para voltarem a campo.

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol