Centro Teuto Friburguense é homenageado na Alerj

Diploma Heloneida Studart reconhece o trabalho de entidades pela valorização da cultura
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Centro Teuto Friburguense é homenageado na Alerj

O Centro Cultural Teuto Friburguense que difunde no município as tradições da cultura alemã será mais uma vez reconhecido. Agora com o diploma Heloneida Studart de Cultura que será oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em solenidade no Palácio Tiradentes, na capital, nesta segunda-feira, 6, às 18h. A proposição é do presidente da Comissão de Cultural da casa legislativa, o deputado estadual Eliomar Coelho. O diploma é concedido a cada dois anos a instituições e pessoas de todo o estado que valorizam a cultura através de atividades diversas. 

O Centro Teuto Friburguense está inscrito no edital da Comissão de Cultura da Alerj. “Nos inscrevemos em 2019, fomos avaliados pela Alerj e agora contemplados pela realização de várias atividades e eventos desde a fundação em 2001. Divulgamos e trabalhamos com os valores históricos e culturais da imigração alemã em Nova Friburgo em 3 de maio de 1824, que foi a primeira do Brasil”, valoriza Edmilson Schneider, presidente da colônia alemã do município e do Teuto. 

Ele observa que o Centro Cultural está presente no dia a dia de Nova Friburgo oferecendo aulas de língua alemã e oficinas de artesanato, além do tradicional grupo de dança Tanze Im Takt (Dança no Compasso), que costuma promover apresentações memoráveis. 

Schneider lembra que um pouco da cultura alemã em Nova Friburgo, presente com o legado da industrialização do município, também pode ser conhecida por moradores e turistas na loja 7 da Praça das Colônias, no Suspiro, onde são comercializados produtos típicos da imigração, do polo cervejeiro, souvenires, camisas, trajes típicos e outros. “Estamos desde 2018, trabalhando na produção do bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo que acontecerá em 2024”, completa ele. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: