O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última terça-feira, 30 de agosto, o balanço do primeiro mês de coleta de dados do Censo 2022, que prossegue até o final de outubro. De acordo com o coordenador de área do IBGE em Nova Friburgo, Vinicios Abreu da Silva, o andamento do trabalho de pesquisa está dentro do cronograma esperado. “Já temos 31,5% da população friburguense recenseada e 8,4% dos setores finalizados na cidade,” contabilizou ele.
Apesar do trabalho estar acontecendo dentro do tempo esperado, alguns problemas tem sido encontrados. Um deles é a desistência de recenseadores. De acordo com Vinicios, a cidade conta hoje com cerca de 150 recenseadores e as desistências estão sendo repostas gradativamente com novo treinamento. “Os motivos das saídas são principalmente por novas oportunidades de trabalho que surgem e, como o trabalho de coleta de dados do censo é temporário, a pessoa acaba se desligando”, explicou ele.
A VOZ DA SERRA também recebeu uma denúncia de que os recenseadores não estariam recebendo o pagamento pelo trabalho. “Estou trabalhando há 45 dias e só recebi as ajudas de custo”, disse o denunciante. De acordo com o coordenador de área do IBGE de Nova Friburgo, o pagamento é feito por produção. “Todos recenseadores que já concluíram os setores já receberam os valores devidos de produção”, esclarece ele.
Recusa em responder
Vinicios enfatiza que o maior problema encontrado pelos recenseadores continua sendo a recusa de alguns friburguenses em responder a pesquisa. De acordo com ele, moradores de 4% dos domicílios procurados não estão atendendo os recenseadores. Muitos deles alegam insegurança, com medo de golpes de estelionatários. “Sempre falamos que a pessoa pode consultar o site do instituto ou ligar para o 0800 do IBGE e confirmar se realmente aquele entrevistador que está ali é do IBGE mesmo”, esclarece Vinicios, lembrando que a tecnologia pode ser usada para cumprir com a obrigação de responder o censo e também evitar golpes.
É possível identificar os recenseadores do IBGE, que devem estar sempre usando crachá, com o nome, a matrícula e um QR Code, podendo assim, através da leitura do celular, confirmar a identidade do recenseador. A identidade dos recenseadores também poderá ser verificada por meio do site do IBGE (www.ibge.gov.br) ou do telefone 0800 721 8181. Além disso, os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do instituto.
O IBGE oferece diversos meios para participar do Censo. Uma delas é quando o entrevistador não encontra a pessoa no domicílio. “O recenseador deixa um recado com o número de telefone para o morador poder fazer o contato e agendar o melhor horário para ele retornar ao domicílio. “Os recenseadores trabalham nos fins de semana, feriados e no período noturno. Estão disponíveis nos horários que os cidadãos preferirem”, explicou Vinicios.
Ainda sobre a segurança dos dados fornecidos, o coordenador de área do IBGE em Nova Friburgo esclarece que “assim como há uma lei que garante a obrigatoriedade de todas as pessoas prestarem informações ao IBGE, há a contrapartida de que todo o servidor do IBGE é obrigado a manter o sigilo das informações, que são usadas exclusivamente para fins estatísticos. Não valem para nenhuma outra finalidade”, observa Vinicios.
Segundo o coordenador, a falta de tempo é outro motivo apontado pelos friburguenses para não atender os recenseadores. “Também esclarecemos que as perguntas são simples e de respostas rápidas”, disse ele. Segundo o IBGE, o questionário básico pode ser respondido em cinco minutos e está sendo aplicado em aproximadamente 89% das residências. Além disso, uma parcela das unidades, 11%, é selecionada para responder o questionário da amostra, que conta com 77 questões e pode ser respondida em cerca de 16 minutos.
Balanço do Censo no Brasil
De acordo com o primeiro balanço da coleta do Censo Demográfico 2022, desde o início da operação, em 1º de agosto, até a última segunda-feira, 29 de agosto, foram recenseadas 58.291.842 pessoas, em 20.290.359 domicílios no país.
“A produtividade individual dos recenseadores está dentro do esperado. Os setores estão sendo trabalhados no tempo adequado e os sistemas de coleta, acompanhamento e transmissão estão funcionando bem, assim como os equipamentos”, declara o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte.
Ele destaca ainda que cerca de 2,3% dos moradores dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência. Em relação ao tipo de questionário, 88,2% dos domicílios (17.697.415) responderam ao questionário básico e 11,8% (2.365.208) ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. O tempo médio de preenchimento tem sido de seis minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o questionário ampliado.
A maior parte dos questionários (99,7%) foi respondida de forma presencial, sendo que 34.055 domicílios optaram por responder pela internet e 30.202 pelo telefone. O sistema de acompanhamento da coleta permite gerar, ainda, pirâmides etárias parciais. Até o momento, 47,8% da população recenseada eram homens e 52,2% eram mulheres.
“Já conseguimos observar na pirâmide parcial o envelhecimento da população, com o topo da pirâmide mais avolumado, e picos nas idades de 40 e 20 anos, conforme o esperado. Os indicadores de qualidade vêm mostrando que a informação é consistente, não há indícios de que haja sub ou sobre enumeração de alguma idade”, declara o gerente técnico do Censo.
(Fonte: IBGE)
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