O Governo do Estado do Rio repassou nova remessa de doses da vacina contra a gripe para Nova Friburgo e nesta quarta-feira, 22, começa a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação que irá incluir além dos idosos e profissionais de saúde, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, além de trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A segunda fase da campanha vai até o dia 8 de maio.
A vacinação nesta quarta-feira acontecerá em 12 locais: profissionais de saúde serão imunizados nos postos de saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino e São Geraldo. Os demais grupos poderão receber as doses no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube de Xadrez, no Centro e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Campo do Coelho , Amparo, Nova Suíça, Mury, Riograndina, São Pedro da Serra e Lumiar.
O Ministério da Saúde orienta que profissionais de transporte coletivo e portuários devem buscar a vacinação, independente do seu estado ou município de residência, em qualquer serviço público de vacinação, fixo ou móvel, pois transitam em todo o país. É recomendada a apresentação de algum documento comprobatório, como carteira de trabalho, o contracheque com documento de identidade, a carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes, carteira de habilitação (categorias C, D ou E), registro no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) ou declarações dos serviços onde atuam.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra a Influenza, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir a concentração de pessoas, em especial nos serviços de saúde. É importante lembrar que esta vacina não protege contra o coronavírus, porém, ela irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos. Ela auxilia também na exclusão de diagnósticos reduzindo a procura por serviços de saúde.
Na primeira fase da campanha, de 23 de março ao último dia 15, foram vacinados idosos e trabalhadores da saúde. O país superou a meta de vacinar 90% dos idosos contra a Influenza, alcançando, até a semana passada, 19,9 milhões de idosos (95,55%). Na primeira fase também foram vacinados quatro milhões (80,75% da meta) de trabalhadores da saúde.
Doses enviadas
Todos os estados estão abastecidos para iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para isso, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,1 bilhão na aquisição total de 79 milhões de doses da vacina para as três fases. Mais de 39,8 milhões de doses já foram enviadas aos estados para atender o público-alvo das duas primeiras fases, sendo 15,1 milhões para a segunda fase. A vacina, composta por vírus inativado e, protege contra os vírus influenza A (H1N1) pdm09, A (H3N2) e Influenza B.
Toda semana, o Ministério da Saúde envia novas remessas de lotes da vacina aos estados, conforme entrega do Instituto Butantan que antecipou em um mês sua produção, para que o país iniciasse a vacinação da população contra a gripe. Os estados são responsáveis por fazer a distribuição aos municípios.
Deixe o seu comentário