Bispo Dom Luiz Antonio Ricci celebra missa em homenagem a São Bento

Santo quando jovem viveu em uma gruta e acabou fundando a sua própria ordem monástica
segunda-feira, 11 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A medalha de São Bento
A medalha de São Bento

Nesta segunda-feira, 11, Dia de São Bento, a Igreja de São Bento Abade, no Bairro Ypu, terá missa celebrada pelo bispo Dom Luiz Antonio Ricci às 19h.

O santo é conhecido como um exemplo de determinação e fé e, por isso, é sempre mencionado quando alguém precisa alcançar graças ou se livrar de qualquer tipo de mal. São Bento é o padroeiro da Europa e dos arquitetos, além de ser comumente evocado para evitar sequestros, assaltos e brigas em família, principalmente provocados em função do alcoolismo. Muitas pessoas também recorrem a São Bento para se livrar do mal, acima de tudo da inveja.

Bento nasceu em Umbria, na Itália, no ano de 480. De família rica,  foi morar em Roma para estudar filosofia e lá conheceu um eremita que lhe passou  conhecimentos. O eremita o levou para uma gruta distante da cidade, no monte de Subíaco. No local, Bento aprendeu tudo sobre a vida de eremita e dedicou seu tempo às orações e aos estudos. Ele morou na  gruta por três anos, sem contato com qualquer pessoa a não ser o eremita, que o ajudava com alimentos.

A história de existir um jovem em uma gruta chamou a atenção das pessoas, que passaram a visitá-lo para receber conselhos e orações.  Bento foi então convidado a ser o membro superior do convento de Vicovaro. Ele aceitou, porém não conseguiu seguir a vida dos monges, acreditando que eles não seguiam devidamente os ensinamentos de Cristo.

Em função desse episódio e da grande fama do santo, muitos religiosos o viam com maus olhos. Um dia, deram para Bento uma taça com vinho envenenado; o santo abençoou o vinho, assim como fazia com todos os alimentos, e a taça se quebrou. Ao perceber que seria envenenado, ele pediu para Deus perdoá-los e, em seguida, saiu do convento.

Com o tempo, Bento conseguiu fundar 12 mosteiros e, graças aos seus conhecimentos de comunidade, os monsteiros fizeram grande sucesso. Os monges seguiam a conhecida Regra de São Bento, que é um livro de 73 capítulos escritos pelo próprio santo, com instruções para uma vida monástica. Os fundamentos priorizam a oração, o recolhimento, o silêncio, o trabalho, a obediência e a caridade. Assim, nasceu a Ordem dos Beneditinos ou Ordem de São Bento, que continua a ser propagada até hoje.

No ano de 547, ao sentir que a morte estava chegando, pediu que sua sepultura fosse aberta e, após conversar com os monges, com as mãos para o céu, Bento faleceu aos 67 anos. O santo morreu no mesmo ano que a sua irmã, Santa Escolástica, fundadora do ramo feminino da ordem de São Bento. Seus bens foram divididos entre o Mosteiro de Monte Cassino e a abadia de Fleury, na França. As relíquias permanecem nesses locais até os dias atuais. São Bento foi canonizado em 1220.

Considerada como um objeto sagrado e com grande poder de proteção contra o mal, a medalha de São Bento tem escrituras em latim e traz uma cruz que contém as iniciais C.S.S.M.L., que significa "A cruz sagrada seja minha luz" e N.D.S.M.D., que quer dizer "Não seja o dragão meu guia". Ao redor do símbolo sagrado, estão as letras C.S.P.B., ou seja, "Cruz do Santo Padre Bento". Já no topo da medalha de São Bento, está escrito a palavra Pax ("paz"). No círculo em volta do símbolo estão as letras V.R.S.N.S.M.V., que querem dizer "Retira-se, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs" e também as letras S.M.Q.L.I.V.B., que diz "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos". (Fonte: Uol)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: