Belinha cria campanha para consertar a Kombi “Dona Binha”

Atriz friburguense pede ajuda para reparar motor do veículo e continuar percorrendo ruas e praças com seu espetáculo infantil
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Belinha, sua malinha e sua Kombi (Arquivo AVS)
Belinha, sua malinha e sua Kombi (Arquivo AVS)

 

Belinha e sua malinha está sem sua Kombi. A atriz friburguense Maria Cybele, que intepreta a protagonista  do espetáculo infantil itinerante  “Belinha e sua malinha”, lançou uma campanha para consertar a Kombi que a acompanha há anos, carinhosamente apelidada de “Dona Binha”. Além de transporte, camarim, depósito de materiais recicláveis e biblioteca volante, até o início da pandemia, o veículo também levava o equipamento de som e luz para as apresentações pelo estado a fora. 

Em janeiro, a personagem Belinha completará dez anos e, como está sem trabalhar há quase oito meses devido à suspensão temporária das atividades artísticas, decidiu fazer a manutenção mecânica da Dona Binha, para deixar tudo pronto e, assim que as autoridades autorizarem, iniciar a retomada das apresentações  para a garotada.  

Quem quiser ajudar pode realizar uma doação de qualquer quantia pelo link do Nubank ou pelo banco Itaú, agência 6025 / conta poupança 30265-1, CPF: 084982897-00 (Maria Cybele Gonçalves Toledo). 

Já quem não puder ajudar com dinheiro, pode ajudar doando algum objeto que possa ser sorteado ou premiado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 99829-3884 ou pelo e-mail malinhadabelinha@gmail.com

Sobre a Belinha

Belinha é uma personagem criada pela atriz Maria Cybele em 2011 que faz apresentações de teatro infantil em ruas e praças públicas na Região Serrana. Junto com sua kombi/cenário a boneca-palhaça espalha alegria para a criançada. Belinha tem um lema:  "Brincar é o meio mais eficaz de se educar", para isso, ela mistura artes cênicas, palhaçaria, jogos lúdicos, construção de brinquedos utilizando materiais reciclados, músicas, arte e cidadania.

O projeto nasceu após a tragédia de 2011, quando a  atriz  se compadeceu da situação das crianças nos abrigos, todas tristes em meio ao caos, sem suas casas, sem seus pertences, sem televisão, sem seus livros, sem seus brinquedos. Assim Maria Cybele criou Belinha, uma palhaça que pulava de abrigo em abrigo levando uma malinha cheia de brinquedos para as crianças. A função era simples: buscar o lúdico das crianças e trazê-los, mesmo que por alguns momentos, de volta à alegria da infância.

Desde 2011, foram mais de 350 espetáculos de arte de rua gratuitos, foram distribuídos mais de 35 mil narizinhos de palhaço utilizando tampinha reciclada, foram construídos mais de 12 mil brinquedos utilizando materiais reciclados e distribuídos gratuitamente durante as oficinas. E também foram distribuídos mais de um milhão de beijos na ponta do nariz, acredita ela, que estima que mais de 40 mil crianças já participaram de suas brincadeiras.

É impossível calcular o impacto da pandemia para uma artista de rua. Mesmo assim, Belinha conta que nunca parou e continuou a produzir muito. Durante a pandemia Belinha fez mais de 100 lives pelo Facebook para não deixar suas crianças sem suas brincadeiras. Como no início, em 2011, Belinha  se preocupou apenas com as crianças assustadas com a paralisação das aulas.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: